• Conferência de Manejo de Pastagem no Unibave

Conferência de Manejo de Pastagem no Unibave

21 Fev, 2017 17:23:02 - Educação

Orleans (SC)

Na próxima quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, será realizada a I Conferência de Manejo de Pastagem das Encostas da Serra Geral Catarinense no campus do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. O evento é destinado aos produtores rurais das regiões abrangidas pela pecuária leiteira e de corte baseada em pastagens, empresas do ramo agropecuário, instituições de ensino, redes de pesquisa e comunidade científica em geral.


Um dos objetivos é capacitar os produtores rurais, técnicos e extensionistas a partir da distribuição de informações e conhecimento voltado ao manejo de pastagens para a pecuária de leite e de corte, bem como divulgar resultados de pesquisas recentes aplicadas à atividade na região das Encostas da Serra Geral Catarinense.

De acordo com um dos organizadores do evento, professor Guilherme Doneda Zanini, as pastagens da principal bacia leiteira da região Sul de Santa Catarina contribuem pouco para a alimentação das vacas em lactação, tornando esses sistemas dependentes da utilização de outros elementos como a cana-de-açúcar, a silagem e concentrados, resultando em elevação dos custos de produção.

Segundo Zanini, os pastos constituem-se na principal fonte de alimento para estes rebanhos. “Devem-se adotar estratégias de manejo do pastejo de acordo com os pastos em cada época do ano, porém há uma grande carência de informações sobre os tipos de pastagens a serem utilizadas e sobre o correto manejo do pastejo com esses animais, bovinos destinados a produção de leite ou de corte”, explicou Zanini

Durante os dois dias de conferência ocorrerão palestras, mesas-redondas com pesquisadores convidados e extensionistas da Epagri, além de exposição de produtos agropecuários durante o evento. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita através do site Unibave. No dia do evento as inscrições custarão 1 kg de alimento não perecível.

Programação:


23/02/2017


18h30min – Abertura
Palestra: Produção e Manejo de Pastagens em
Sistemas Silvipastoris
Tiago Celso Baldissera

Palestra: Pecuária de Corte em Santa Catarina:
Cenários para inovação e rentabilidade.
Cassiano Eduardo Pinto

Mesa Redonda com pesquisadores convidados
extensionistas da Epagri

24/02/2017


18h30min – Abertura
Palestra: Manejo intensivo de pastagens para
a produção de leite
André Fischer Sbrissia

Palestra: Custos de produção a base de pasto
para diferentes lotações animal
Daniel Bittencourt

Mesa Redonda com pesquisadores convidados
extensionistas da Epagri


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE