Concurso de Mesários Voluntários premia cartórios e gera economia

20 Abr, 2017 10:25:29 - Política

Florianópolis (SC)

O Concurso de Adesão e Convocação de Mesários Voluntários para as Eleições 2016 resultou em uma economia de aproximadamente R$ 100 mil ao TRE-SC, devido aos mesários que aderiram ao Portal do Eleitor. A convocação eletrônica reduziu os custos relacionados à impressão, serviços postais e oficiais de justiça, normalmente utilizados em uma convocação tradicional. Além disso, o concurso premiou as Zonas Eleitorais com maior Índice de Adesão e Utilização do Portal do Eleitor (IAUPE).

Proposto pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e lançado em agosto de 2016, o concurso buscou uma aproximação entre os mesários e a Justiça Eleitoral. Através do Portal do Eleitor, foi possível prestar apoio aos voluntários disponibilizando informações, certidões e outros documentos, sem a necessidade de deslocamento até o cartório.

Todas as Zonas Eleitorais do estado participaram do concurso e 6.499 pessoas foram convocadas pelo sistema. O Índice para definir a colocação das Zonas utiliza um cálculo que leva em conta o número de eleitores cadastrados no Portal, o número de mesários convocados na eleição anterior e o número de convocações via Portal.

Premiação

As três primeiras Zonas do ranking têm como recompensa a participação de seus servidores em um dos cursos externos oferecidos pela Escola Judiciária do Estado de Santa Catarina (EJESC), previstos no Plano Anual de Capacitação e Desenvolvimento (PACD) de 2017.

Primeiro Lugar – Três servidores podem escolher e participar de um dos cursos externos oferecidos no PACD/2017;
Segundo Lugar – Dois servidores podem escolher e participar de um curso;
Terceiro Lugar – Um servidor pode escolher e participar de um curso.

Ranking

1º - 13ª Zona Eleitoral - Florianópolis
2º - 101ª ZE – Florianópolis
3º - 100ª ZE – Florianópolis
4º - 12ª ZE – Florianópolis
5º - 42ª ZE – Turvo
6º - 56ª ZE – Balneário Camboriú
7º - 59ª ZE – Urubici
8º - 74ª ZE – Rio Negrinho
9º - 47ª ZE – Tangará
10º - 15ª ZE – Indaial

Portal do Eleitor

Lançado em junho de 2016, o Portal do Eleitor foi instituído com o objetivo de agilizar a comunicação entre a Justiça Eleitoral e os eleitores, além de economizar com os gastos relacionados às convocações de mesários. O sistema possibilita a centralização de informações, emissão de certidões e funciona como um canal eletrônico de comunicação.

O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio, comentou que a perspectiva para o futuro do Portal do Eleitor é de maior divulgação. “A intenção é que mais pessoas façam a sua inscrição no Portal, para que nas próximas eleições a gente possa ter um número ainda maior de convocações dessa forma”, declarou.

Para se cadastrar, basta acessar a página do Portal.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE