• Comunidades celebram em sintonia com o Centenário de Fátima

Comunidades celebram em sintonia com o Centenário de Fátima

12 Mai, 2017 14:12:32 - Variedades

Içara (SC)

Católicos do mundo inteiro voltam seus olhos para Fátima. Enquanto o Papa Francisco segue como peregrino ao local onde, em 13 de maio de 1917, a Mãe de Jesus apareceu, pela primeira vez, a três pastorinhos em Portugal, comunidades da Diocese de Criciúma celebram-na como padroeira e recordam os 100 anos de suas aparições.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, fundada há 40 anos no bairro Cidade Mineira, em Criciúma, é uma das 24 comunidades da Diocese dedicadas a esta devoção mariana. Neste sábado, 13, às 18 horas, a Paróquia promoverá uma grande procissão luminosa, com a imagem da Padroeira, seguindo a tradição do Santuário de Portugal, com saída da igreja de Santa Luzia até a igreja matriz, onde haverá missa.


Comunidade de Içara receberá relíquias dos pastorinhos

Em Içara, acomunidade do bairro Nossa Senhora de Fátima já vem se preparando desde o mês de fevereiro, com a novena celebrada no dia 13 de cada mês e que só culminará em outubro. “A cada mês, celebramos com temáticas diferentes: as três aparições do anjo que ocorreram em 1916 e as sete aparições da Virgem que aconteceram em 1917”, explica o coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade, Fagner Wilman.

Neste ano, a comunidade içarense receberá as relíquias de terceiro grau daqueles que serão proclamados santos pela Igreja: os beatos Francisco e Jacinta Marto. Os irmãos presenciaram as aparições de Nossa Senhora e do Anjo junto a outra pastorinha, que mais tarde tornou-se religiosa: Irmã Lúcia dos Santos, portadora do Segredo de Fátima e falecida em 2005.

Neste sábado, o Papa Francisco canonizará os dois pastorinhos, que faleceram ainda crianças. A cerimônia será transmitida pela Rádio Vaticano, às 05h50min (horário de Brasília). “É um momento especial para fazer esta canonização lembrando os 100 anos e quantos benefícios trouxeram estas aparições para o mundo. Naquela época em que Maria começou a aparecer, era uma época de guerra, de muito tumulto e sofrimento no meio dos filhos de Deus. A promessa foi de que se as pessoas melhorassem, confiassem mais em Deus, o mundo podia melhorar. Claro que, depois, veio a Segunda Guerra Mundial, mas houve muita mudança no século passado, graças aquilo que ela já tinha previsto. Creio que este momento, no novo milênio, é de agradecermos a Deus pelas graças que Nossa Senhora intermediou e a boa vontade das pessoas que colaboraram para que o mundo pudesse melhorar”, destaca o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach.


Breve histórico das aparições

No dia 13 de maio de 1917,os três pastorinhos de Fátima afirmaram ter visto “uma senhora mais brilhante do que o Sol” sobre uma azinheira, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Lúcia via, ouvia e falava com a Senhora, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia. A aparição mariana repetiu-se nos cinco meses seguintes e seria portadora de uma importante mensagem ao mundo. Em 13 de outubro de 1917, a aparição declarou-se como “a Senhora do Rosário”. Estas aparições foram precedidas e seguidas por outros fenômenos, o mais famoso deles, o “milagre do sol”, testemunhado por cerca de 70 mil pessoas. Em suas mensagens, Nossa Senhora de Fátima fez muita revelações e pedidos pela conversão dos pecadores, para que não ofendessem mais a Deus e oferecessem sacrifícios por meio do jejum, da penitência e da oração constantes, especialmente através da recitação diária do santo rosário.


Fiéis poderão obter indulgência plenária

Confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre, são as condições para que os fiéis “penitentes e animados de caridade” obtenham a Indulgência Plenária concedida pelo Papa. A graça poderá ser obtida não só para os fiéis que peregrinarem a Fátima, como também aqueles que “visitarem com devoção uma imagem de Nossa Senhora de Fátima exposta solenemente à veneração pública em qualquer templo, oratório ou local adequado, nos dias das aparições aniversárias (dia 13 de cada mês, de maio à outubro de 2017), e ali participarem devotamente em alguma celebração ou oração em honra da Virgem Maria, rezarem a oração do Pai - Nosso, recitarem o símbolo da fé (Credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima. Aos fiéis que, “pela idade, doença ou outra causa grave, estejam impedidos de se deslocarem, se, arrependidos de todos os seus pecados e tendo firme intenção de realizar, assim que lhes for possível, as três condições indicadas, frente a uma pequena imagem de Nossa Senhora de Fátima, nos dias das aparições se unirem espiritualmente às celebrações jubilares, oferecendo com confiança a Deus misericordioso através de Maria as suas preces e dores, ou os sacrifícios da sua própria vida”.

Celebrações dedicadas a Nossa Senhora de Fátima:

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Cidade Mineira, Criciúma
12 - 19h30min: 6ª Missa da Campanha das Talhas de Caná
13 - 18h: Procissão luminosa com a imagem da Padroeira - Santa Luzia até Matriz
13 - 19h: Missa
14 - 10h: Missa com Consagração das Crianças (presidida por Dom Jacinto Flach)

Paróquia São Donato - Içara
12 - 19h30min: Missa com as Crianças - Bairro Nossa Senhora de Fátima
13 - 06: Alvorada Festiva - Bairro Nossa Senhora de Fátima
13 - 18h: Transladação da imagem saindo da igreja matriz São Donato - Centro
13 - 19h: Missa Solene com Coroação de Nossa Senhora - Bairro Nossa Senhora de Fátima
14 - 10h: Missa Solene com Consagração das Crianças - Bairro Nossa Senhora de Fátima

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Forquilhinha
13 - 06h: Peregrinação ao Santuário de Caravaggio com saída em frente a igreja matriz
13 - 09h: Missa no Santuário de Caravaggio
13 - 18h: Missa - Matriz
13 - 19h: Missa - Vila Franca

Paróquia São Miguel - Içara
13 - 19h: Procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima - Boa Vista
13 - 19h30min: Missa Solene - Boa Vista
14 - 10h30min: Missa Solene - Boa Vista

Paróquia Santa Bárbara - Criciúma
12 - 19h30min: Missa - São Luiz
13 - 18h: Procissão saindo da comunidade São Luiz até a igreja Matriz
13 - 19h: Missa - Matriz

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Urussanga
13 - 18h: Terço luminoso na Gruta de Nossa Senhora de Fátima - Centro
13 - 19h: Missa - Matriz

Paróquia Nossa Senhora da Natividade - Cocal do Sul
13 - 19h30min: Rio Perso
14 - 10h30min: Rio Perso

Paróquia São Sebastião - Praia Grande
14 -  10h30min: Cachoeira

Paróquia Imaculado Coração de Maria - Lauro Müller
14 - 10h: Missa com Consagração das Crianças a Nossa Senhora de Fátima - Itanema

Paróquia Nossa Senhora da Salete - Criciúma
13 - 20h: Missa - Cristo Redentor
14 - 10h30min: Missa - Cristo Redentor

Centro de Peregrinação Nossa Senhora de Fátima - Vila São Jorge, Siderópolis
13 - 09h: Missa
13 - 14h30min: Missa
13 - 18h: Missa

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE