• Comunidade se mobiliza e pede atenção para ETE da Vila Selinger

Comunidade se mobiliza e pede atenção para ETE da Vila Selinger

30 Jun, 2016 00:00:00 - Política

Criciúma (SC)

 

Comunidade lotou o Salão de Festas do Bairro Demboski para acompanhar a Audiência Pública que teve o objetivo de discutir e buscar soluções para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Selinger. O evento, aberto ao público, foi proposto pela Câmara de Vereadores de Criciúma. O mau cheiro é a principal preocupação da comunidade, mas também há receio de que o esgoto vaze e consequentemente afete o meio ambiente.


“O que gostaríamos mesmo é que terminassem a obra na comunidade da Santa Luzia e depois iniciassem na nossa localidade”, ressaltou o membro da comissão da localidade, Alini Machinski Selinger.


“Essa audiência é boa porque está tudo documentado e é uma forma de cobrar depois. Mas ainda estamos receosos”, comentou a presidente do Bairro Vila Selinger, Nádia Casagrande.


O vereador Moacir Dajori (PSDB) que conduziu os trabalhos da noite destacou que o encontro foi proveitoso. “A comunidade pôde tirar todas as suas dúvidas e os órgãos de comprometeram em fazer ajustes ou melhorias no projeto”, comentou.


“Estamos aprendendo com o erro da ETE da Santa Luzia. Temos que reconhecer. Estamos investindo mais de três milhões para corrigir. Cada ETE tem a sua peculiaridade. Uma não é igual a outra. Quero garantir em nome da Casan que esse projeto que está aqui não vai se repetir como o que ocorreu no Bairro Santa Luzia. É palavra da empresa Casan”, enfatizou Adelor Vieira, diretor de expansão da Casan.


Carlos Roberto Bavaresco, Chefe de Divisão de Projetos e Esgoto da Casan, apresentou todo o projeto para a comunidade e pontuou cada ação. “Nesta sexta-feira vamos protocolar na Prefeitura Estudo de impacto de vizinhança”, informou.

Carlos Alberto Barata, do Funsab (Fundo Municipal de Saneamento Básico), disse sobre a importância do esgotamento sanitário. “Temos uma parceria com a Casan, por meio de contrato, e isso faz com que a concessionária apresente soluções e se existe problema ela tem que resolver, mas não podemos deixar de implantar o sistema de esgoto no município de Criciúma”, comentou.


Estiveram presentes os vereadores Salesio Lima (PSD), Paulo Ferrarezi (PMDB), Edson Aurélio (PSDB), Dailto Feuser (PSDB), Tita Beloli (PMDB), Vanderlei Zilli (PMDB), Ricardo Fabris (PSDB), Tati Teixeira (PSD), e Giovanni Zappellini (PP). Os vereadores Daniel Freitas (PP), presidente, e Antonio Manoel (PMDB), justificaram suas ausências. Também estiveram presentes: Superintende Regional Sul da Casan, Vilmar Tadeu Bonetti, o vereador de Içara Rodrigues Mendes, Evandro Martins, gerente de projetos da Casan.


 

Encaminhamentos:

- Será protocolado estudo de impacto de vizinhança e a comunidade quer ter acesso ao estudo. Eles também pedem que as melhorias para a comunidade estejam no documento.

- Será feita reunião com a comunidade para discutir as melhorias, para que possam cobrar dos órgãos caso não seja cumprido

- Um novo estudo de impacto ambiental e pensando na macro-área

- Intensificação da fiscalização

- Deixar comunidade a par das ações da prefeitura e Casan para cobrar e ajudar a melhorar serviço

- Reunião com representantes da Casan e Prefeitura para ver o estudo de impacto de vizinhança

- Pensar nas fossas sépticas, nas regiões agrícolas.

- Que outras ações da prefeitura sejam feitas para recuperar o Rio Linha Anta

- Comunidade pede que se possível iniciar obra no Bairro Vila Selinger depois que recuperar área da Santa Luzia

- Reunião a cada 20 dias entre vereadores, comunidade, Casan e Prefeitura

- Que a Agência Reguladora possa avalizar o projeto e participar das ações e ser responsável.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE