• Comunidade é empoderada em projeto de extensão

    Atividades ocorrem por meio do programa Território Paulo Freire

Comunidade é empoderada em projeto de extensão

13 Dez, 2016 17:56:27 - Educação

Criciúma (SC)

Mobilidade urbana, regularização fundiária, gerenciamento de resíduos e inclusão social, saneamento ambiental, gestão pública, educação, cidadania, entre outros temas foram debatidos com a comunidade do bairro São Francisco de Criciúma. A ação compõe o projeto de extensão “Diálogos Urbanos”, do programa Território Paulo Freire da Unesc. O objetivo é empoderar lideranças comunitárias, diretores de escolas, agentes comunitários e moradores em geral. 

Para o desenvolvimento das atividades, os extensionistas do projeto utilizaram metodologias participativas que proporcionaram a integração da equipe com os moradores, o conhecimento da história dos moradores e da história do bairro, além da identificação das vulnerabilidades da comunidade. 

Segundo o professor Mario Guadagnin, o bairro apresenta vários problemas de desenvolvimento e gestão pública. “Os principais problemas apontados pela comunidade foram a infraestrutura precária da Escola Oswaldo Hülse, a pavimentação da rua Altair Meller, que dá acesso ao ginásio, e o depósito de lixo que liga as ruas Altair Meller e Arcângelo Meller”, contou

Após a identificação dos problemas existentes na comunidade, os extensionistas propuseram um planejamento de ações participativas em que os moradores pudessem desenvolver a autonomia para reivindicar as aspirações da comunidade. Dessa forma, os moradores dividiram entre si as responsabilidades pelas ações necessárias para a resolução dos problemas.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança