• Comunidade de Sombrio festeja São Camilo com doações de sangue

Comunidade de Sombrio festeja São Camilo com doações de sangue

17 Jul, 2018 17:53:41 - Variedades

Sombrio (SC)

Fé e caridade caminhando de mãos dadas. Assim pode se caracterizar o gesto concreto assumido pela Comunidade São Camilo de Léllis, de Sombrio, que nos últimos dias venerou seu Padroeiro. Com 32 anos de história e 38 famílias católicas, a pequena comunidade, atendida pela Paróquia São João Paulo II, decidiu celebrar de forma diferente a festa do Santo, lembrado pela Igreja no dia 14 de julho.

“São Camilo é protetor dos doentes, hospitais e profissionais da saúde. São Camilo se faz presente na vida de seus devotos. E seus devotos, de forma tão terna, em momento de profunda conexão com Deus, movidos pela fé, além de agradecer por um rol infinito de graças alcançadas por seu intermédio, assumem o voto de assistência aos enfermos e aos atribulados, que foi a paixão ardente da vida do Santo. Neste ano, a comunidade resolveu fazer um convite aos seus devotos para que as festividades também fossem marcadas por um gesto concreto de amor ao próximo, através da doação de sangue. A mobilização aconteceu durante os dias da novena em honra a São Camilo, que sempre acontecem antes da festa do Padroeiro. Para a surpresa da comunidade, muitas pessoas de outras localidades, muitos jovens e até mesmo de outras religiões, se uniram nesta ação, de mobilização para a doação de sangue”, relata a membro da comunidade, Giseli Garcia Barbosa.

A ação ocorreu nos dias 12 e 13 de julho e levou mais de 45 doadores de sangue ao Hemocentro Regional de Criciúma – HEMOSC, através de um gesto de amor ao próximo. “Considerando que uma única bolsa de sangue doada pode salvar a vida de quatro pessoas, já que o sangue doado é fracionado em componentes sanguíneos (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado), pode, ainda, salvar até 10 crianças, pois uma bolsa de sangue pode ser dividida de acordo com a necessidade do paciente. Com certeza, o grupo conseguiu ajudar a salvar muitas vidas. Não há dúvidas de que o espírito de fé que vê, em cada doente, a pessoa adorável de Jesus Cristo, é esse mesmo espírito que move essa comunidade que tanto ama os que mais sofrem. Nossa principal graça é viver em comunidade, sabendo que se tem um padrinho no céu que transforma cada um de nós em pessoas melhores, verdadeiros bons samaritanos dos tempos modernos”, declara Giseli.

Comunidade pretende realizar mais ações em prol dos enfermos

Além do amor aos doentes, a leiga destaca outras iniciativas importantes da comunidade, como a distribuição de ervas medicinais e de bolos caseiros durante a novena, permeada por fortes momentos de espiritualidade. “A Comunidade já vem inovando, de anos anteriores, através do almoço do dia da festa, deixando livre, pela consciência de cada pessoa, para que contribua com o valor que achar justo pelo seu almoço. E as ideias não param de nascer: planeja-se, para os próximos anos, além da mobilização para a doação de sangue e plaquetas, futuras doações de fios de cabelos às pessoas que fazem quimioterapia, o uso da tecnologia para auxiliar na doação/ empréstimo de cadeiras de rodas, andadores, muletas e outros equipamentos que possam melhorar a qualidade de vida dos doentes, além de uma horta comunitária com ervas medicinais. A expressão de São Camilo continua a ressoar em nossos ouvidos: ‘Assistir aos enfermos com carinho de uma mãe para com seu filho doente’. Não se pode traduzir melhor o amor, socorro, alívio e o amparo aos que sofrem”, ressalta a leiga.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE