Comunicação da Epagri vira exemplo para o país e o mundo

25 Out, 2017 11:07:37 - Geral

Santa Catarina 

O trabalho de comunicação da Epagri acaba de se tornar um exemplo para o Brasil e o mundo ao ser adicionado à Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU). A plataforma é um espaço de disseminação e compartilhamento de iniciativas replicáveis de boas práticas desenvolvidas na região Sul do Brasil.

O Sistema de Comunicação Integrada para Divulgação de Assuntos do Meio Rural da Epagri foi o primeiro a ser incluído na área temática “Comunicação Rural e TI” da plataforma. “A inclusão da Epagri como pioneira nessa área temática prova que há 40 anos temos trilhado o caminho correto para difundir a nossa mensagem para os meios rural e urbano. É um reconhecimento da excelência desse trabalho, que se reflete na credibilidade que a Epagri alcança nos órgãos de imprensa regionais, estaduais e nacionais”, avalia o gerente do Departamento de Comunicação e Marketing da Epagri, Gabriel Berenhauser Leite.

A inclusão da comunicação na Plataforma de Boas Práticas da FAO/ONU mostra como as mídias da Epagri vêm contribuindo ao longo das últimas décadas para construção e propagação de uma agricultura sustentável em Santa Catarina. Em breve, estarão disponíveis versões do texto em inglês, francês e espanhol, o que permitirá o compartilhamento da experiência com outros países

O Sistema de Comunicação Integrada reúne todas as mídias que a Epagri utiliza para difundir suas mensagens: revista, TV, rádio, internet e redes sociais. Para falar com públicos variados, em especial o rural e o pesqueiro de Santa Catarina, a empresa criou uma série de canais. Essas ferramentas de comunicação são geridas de forma integrada: respeitada a pertinência de cada assunto, as pautas são compartilhadas entre os veículos e apresentadas em diferentes formatos, adaptadas às características de cada meio.

Embora a Epagri tenha 25 anos de existência, a comunicação rural tem mais história, pois iniciou em empresas que deram origem à instituição. Em 1976, já era criada a Rádio Panorama Agrícola. São programas diários de 10 minutos cada, disponibilizados pela Epagri via internet e transmitidos de segunda a sexta por pelo menos 125 emissoras de rádio parceiras no estado.

O programa de televisão SC Agricultura foi criado em 1981 e, hoje, é transmitido por um emissora nacional e uma estadual, além de diversas outras de alcance regional. Os vídeos também estão disponíveis no Canal do YouTube da Epagri, que já conta com mais de 23 mil inscritos. São reportagens técnicas, culturais, sociais, ambientais, dicas práticas, receitas, documentários, entrevistas e programas especiais com temas abrangentes e atuais.

A Revista Agropecuária Catarinense foi fundada em 1988. Suas três edições anuais, de 1,5 mil exemplares cada, reúnem artigos científicos e matérias jornalísticas. É distribuída para técnicos da Epagri, associações de agricultores, bibliotecas de todo o país, instituições internacionais e assinantes. Desde outubro de 2016, está disponível na plataforma Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER). Graças a essa inovação, em novembro de 2016, a revista foi indexada ao PKP Index Internacional.

O sistema conta ainda com o site da Epagri, criado em 1998 e que, a partir de 2001, passou a divulgar notícias diárias. A seção de notícias do site divulga eventos, ações realizadas com agricultores, lançamento de tecnologias, experiências bem-sucedidas no campo, resultados do trabalho da Epagri nos municípios, prêmios recebidos, trabalhos em andamento, entre outros temas ligados à Empresa. Diariamente, são produzidas entre duas e quatro notícias que entram na página inicial do site e são enviadas por e-mail na forma de newsletter para 625 assinantes.

A evolução das mídias sociais no Brasil e no mundo despertou na Epagri a necessidade de estar presente nesses canais de comunicação. A página da empresa no Facebook trouxe ainda mais visibilidade ao conteúdo produzido pelas outras mídias e estimulou importante aproximação com o público mais jovem, principalmente do meio rural, que passou a se comunicar com a empresa de forma mais dinâmica e informal. A fanpage da Epagri no Facebook passou a ser gerenciada pelo Departamento de Comunicação em 2015, quando tinha 2,5 mil seguidores. Hoje esse número passa de 20 mil.

Por fim, a plataforma da FAO/ONU destaca o Epagri Mob, aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido pelo Departamento de Gestão da Tecnologia de Informação da Epagri. Disponível para iOs e Android, a ferramenta permite localizar as unidades da Epagri distribuídas pelo estado, conhecer suas linhas de atuação, acessar informações sobre os cursos e eventos promovidos, obter informações sobre as tecnologias disponíveis, acessar as publicações geradas pelos técnicos da Epagri, acompanhar os canais de TV, rádio e as redes sociais da empresa e conferir a previsão do tempo. Lançado em agosto de 2016, o aplicativo já alcançava quase seis mil downloads três meses depois.

Por meio de uma estratégia integrada de comunicação e a aplicação no campo através da extensão rural, essas tecnologias proporcionam maior produtividade agropecuária, de maneira sustentável, com agregação de valor aos produtos e melhoria na qualidade de vida dos catarinenses. Os meios de comunicação utilizados pela Epagri aproximam as pessoas da pesquisa agropecuária e extensão rural, seja pelas informações técnicas ou pela simplicidade e facilidade de acesso às informações.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal