• Comunicação Alternativa traz bem-estar e segurança aos pacientes do HSJosé

Comunicação Alternativa traz bem-estar e segurança aos pacientes do HSJosé

11 Jun, 2020 18:23:03 - Saúde

Criciúma (SC)

O ambiente hospitalar, um local destinado à recuperação da saúde, na maioria das vezes traz aos pacientes medos e angústias que já são características do momento vivido por cada um deles. Se aliado a estes problemas houverem outras limitações, como comunicação verbal, por exemplo, as dificuldades podem ser ainda maiores. Foi pensando nestes pacientes, no bem-estar e na preocupação constante com a humanização dos atendimentos, que o Hospital São José de Criciúma desenvolveu uma nova forma de se comunicar com a utilização da Comunicação Alternativa em tablets ou pranchas de comunicação impressa.

“Esta ideia surgiu durante os atendimentos terapêuticos ocupacionais com pacientes internados nas clínicas, UTIs e isolamentos (Covid-19). Começamos a observar as dificuldades e o sentimento de frustação que a equipe tinha de não conseguir entender ou compreender as necessidades de alguns pacientes que fazem uso de ventilação mecânica, patologias ou procedimentos que limitam ou impedem a comunicação verbal”, explica a terapeuta ocupacional do HSJosé, Angela Cristina Eduardo (Crefito10 - 13647-T.O).

As pranchetas que passaram a ser utilizadas foram desenvolvidas pelo setor de comunicação do hospital, com o apoio da terapeuta e são compostas por desenhos que detalham ações do dia a dia, mas que se há alguma dificuldade de comunicação, ficam mais difíceis de serem expressadas, como se o paciente está com dor, sede, fome, se deseja trocar posição na cama, entre outras atividades.

“Com a utilização da comunicação alternativa no tablet ou com a prancha de comunicação impressa, o paciente consegue expressar suas necessidades, desejos e anseios, além de garantir maiores chances de resgatar suas Atividades da Vida Diária (AVD’s) e participação ativa do seu processo de recuperação. Desta forma, os atendimentos são mais humanizados e a equipe pode oferecer maior conforto e bem-estar ao paciente”, enaltece a terapeuta.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE