Como saber se a carne que você compra está estragada

21 Mar, 2017 14:35:23 - Economia

Brasília (DF)

Com as denúncias feitas pela Operação "Carne Fraca" na última sexta-feira, 17 de março, é importante que, antes de comprar ou comer, o consumidor saiba identificar características que podem denunciar a carne imprópria para o consumo.

A operação da Polícia Federal emitiu mandados de prisões depois de encontrar irregularidades nas vendas de carnes, como a adulteração de produtos que já estavam vencidos a partir do uso de uma substância que pode ser altamente cancerígena, mas servia para mascarar a má qualidade: o ácido ascórbico

Em entrevista ao Vix, a nutricionista Gabriela Zugliani ensina a reconhecer a qualidade das carnes de boi, porco ou frango.

Segundo ela, algumas medidas podem ser tomadas para tentar se proteger. Olhar o prazo de validade é o primeiro passo. “Se ela estiver muito perto do vencimento, não compre, mesmo que esteja com um valor menor”, aconselha.

Pela cor

As carnes bovinas precisam ter um tom avermelhado. Já as de porco devem ter um leve cheiro de sangue e estar rosadas (não em tom vermelho escuro ou sem cor, por exemplo). Já o frango, "se estiver com a superfície descolorada, amarelada ou com textura viscosa, é um bom indício de que ela deve ir para o lixo”.

Se a carne estiver amarelada, esverdeada ou cinza, não tenha dúvidas: está estragada, afirma a nutricionista. Essas cores indicam que ela tem mofos e bactérias se formando, então, “é melhor não arriscar”, aconselha.

Pela textura

Tocar a carne é outra forma de saber se ela está boa ou não para o consumo. “Quando está passada, ela possui uma textura viscosa, um pouco escorregadia, demonstrando um sinal de que as bactérias já se proliferaram ali”, diz Gabriela.

O frango é mais particular. “Ele pode ser considerado uma espécie de bomba-relógio da cozinha”, alerta ela. “Estraga em cerca de 48 horas, quando conservado cru na geladeira, e seis meses quando congelado. Atente-se para esses prazos e não consuma após ultrapassá-los.

Pelo cheiro

Outra forma mais fácil de saber se a carne realmente está estragada é pelo cheiro. “Nosso olfato nunca nos engana em relação ao cheiro de comida estragada. Se a mesma estiver com cheiro de mofo ou algum odor desagradável, passe longe”, aponta. O frango podre, por exemplo, fica com um odor azedo e forte.

Comer carne estragada: quais os riscos?

De acordo com a nutricionista, carnes estragadas podem transmitir diversas doenças, como salmonela e a bactéria E.coli, que podem gerar problemas como intoxicações alimentares graves.

Se a carne for de má qualidade ou estiver estragada, e tiver sido mascarada com ácido ascórbico (vitamina C), em excesso, ela pode causar uma sobrecarga renal, favorecendo “a formação de cálculos renais, e em casos extremos, levar ao câncer”, aponta ela.

BOLSA DE MULHER

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE