Como melhorar a qualidade do seu rebanho?

17 Nov, 2017 10:58:05 - Artigo

Florianópolis (SC)

Para ter sucesso nas atividades rurais que envolvem animais é preciso oferecer boas condições para que eles se desenvolvam. Para isso é necessário avaliar os recursos naturais existentes e analisar como é possível aprimorá-los. Na pecuária de leite, um dos pontos que os produtores devem prestar atenção é a pastagem nativa: áreas não plantadas que servem como pasto. O boletim produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae aborda as principais ameaças que surgem nessas pastagens e as melhorias que podem ser implementadas para potencializar os negócios dos produtores.

A área de pastagem nativa vem reduzindo com o passar dos anos. O que se percebe é que ela é pouco utilizada, geralmente por falta de manejo. Entretanto, ao investir em técnicas e processos de melhoria, é possível torná-la cada vez mais viável para essa atividade. O Brasil possui seis biomas, termo que corresponde à combinação de todos os elementos naturais de uma região, que vai desde a vegetação até o clima. O bioma da mata atlântica é o mais expressivo do país. Por conta de sua variação geográfica, Santa Catarina possui muitas vegetações e pastagens naturais, especialmente na região do planalto. Mas nem sempre esses campos nativos oferecem forragens de maneira uniforme durante o ano, por isso cuidar deles é primordial.

Ameaças

As pastagens naturais estão sujeitas a vários tipos de ameaças, como as plantas invasoras, que acabam competindo com a vegetação saudável na obtenção de espaço, nutrientes, luz, água, entre outros. Elas podem surgir por conta de alguns manejos incorretos, como:

- Roçada inadequada
- Falta de reposição dos nutrientes no solo
- Desequilíbrio no fornecimento da água, seja para mais ou para menos
- Formação incorreta da pastagem

Técnicas de melhoria

Epagri é uma instituição que tem se dedicado a pesquisar soluções para melhorar as pastagens nativas. O órgão lançou o livro “Melhoramento e Manejo de Pastagens Naturais no Planalto Catarinense”, que fala especificamente sobre o assunto. Entre as soluções apresentadas nele está a correção do solo e a introdução de novas espécies.

Calagem

A técnica chamada de calagem consiste na correção do solo por meio da aplicação de calcário, resultando no aumento do pH e na diminuição de elementos tóxicos.

Adubação

A utilização de fertilizantes para recuperar pastagens nativas também pode ser uma boa solução de melhoria.

Plantio direto

Em épocas difíceis para agricultura, como no inverno, para manter a alimentação forrageira dos animais é possível realizar o plantio direto, introduzindo outras espécies no campo.

Aveia

A plantação de aveia, quando realizada em meados de março, costuma durar até o mês de outubro.

Azevém

Um pastejo contínuo, onde o azevém é a única fonte de alimentação, é capaz de suportar três vacas por hectare.

Espécies perenes

Além da aveia e do azevém, a  também é recomendável diversificar as pastagens nativas com a introdução de espécies perenes.

Mais informações

Para saber mais sobre o mercado de Leite e Derivados, acesse o portal do Sistema de Inteligência Setorial. Lá você também terá informações sobre os próximos eventos do setorCadastre-se no SIS/SEBRAE para receber mensalmente relatórios e boletins de inteligência que o ajudarão na orientação do seu negócio.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal