Como a Inteligência Artificial está transformando o comércio eletrônico
O comércio eletrônico está em constante expansão. O estudo da Ebit, pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil, estima um crescimento de 12% no faturamento do segmento em 2018, atingindo um total de R$ 53,5 bilhões. Em um mercado saturado e competitivo, é preciso possuir um diferencial. E o maior deles, atualmente, é a inteligência artificial (IA). É ela que está mudando as regras do jogo e evoluindo o modo como compramos e interagimos com as máquinas. Além de eficiente, a IA atua com rapidez e aprende enquanto trabalha.
A evolução da inteligência artificial torna a experiência do consumidor em uma e-commerce mais próxima de uma interação com outro ser humano. Aquelas caixas de bate-papo que tiram as dúvidas em um comércio eletrônico, são, em sua maioria, robôs, os chatbots — cada vez mais personalizáveis e inteligentes. Eles oferecem suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Coletam rapidamente dados valiosos e acompanham o comportamento do usuário, graças ao aprendizado da máquina.
Por conta da inteligência artificial em constante aperfeiçoamento é que uma solução da Avanti, empresa líder em soluções end-to-end para e-commerce e negócios digitais tornou-se uma spin-off. A SmartSales é uma plataforma SaaS (Software as a Service) que retém, recomenda e recupera as vendas. Movimenta mais de meio bilhão de dados mensais, diminui a taxa de rejeição dos usuários em até 80%, aumento de até 30% no tempo médio da página, 10% de aumento na passagem de steps do funil de conversão e até 25% de recuperação de boletos vencidos.
O que mostra que a evolução da IA permite o crescimento da automação do serviço, mais vendas e melhor interações com os clientes. De acordo com pesquisa da Accenture, as estratégias de personalização de usuários podem aumentar as taxas de rentabilidade em 59% nas indústrias de atacado e varejo até 2035. Isso porque a inteligência artificial é capaz de recomendar produtos e serviços de maneira efetiva e relevante e ajudar os consumidores a encontrar novos produtos de maneira informal e descontraída.
Gustavo Dechichi
CEO da Avanti*
*A Avanti é uma empresa catarinense líder em soluções end-to-end (do produto ao usuário) para e-commerce e negócios digitais, especialista em implantação de tecnologia, projetos omnichannel, portais, consultoria e marketing com foco em comércio online.