Comitiva visita Aeroporto Hercílio Luz e acompanha obras no novo terminal

19 Fev, 2019 08:52:40 - Geral

Florianópolis (SC)

O governador Carlos Moisés e secretários de Estado visitaram as obras do novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, 18. A comitiva acompanhou uma vistoria realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A inauguração do terminal está marcada para o dia 1º de outubro, data definida em conjunto entre o Governo do Estado e a Floripa Airport, concessionária do aeroporto.

"É um empreendimento que vai transformar a vida dos catarinenses. Vai trazer segurança, conforto e investimentos para Santa Catarina", projetou o governador.

O CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, enalteceu o diálogo com o Governo do Estado para planejar os detalhes da abertura do terminal. “Estamos encontrando uma maneira muito boa de trabalhar em conjunto. Tivemos uma reunião muito produtiva e definimos o dia 1º de outubro como a data ideal para a inauguração”, explicou. A previsão é que as obras no aeroporto fiquem prontas até julho, quando se iniciam os testes. As lojas e restaurantes terão até setembro para se instalarem.

Atuação integrada para concluir o acesso

Ao mesmo tempo em que as obras no aeroporto avançam, o Governo trabalha em várias frentes para concluir o acesso ao novo terminal. Além das obras, existe uma forte atuação administrativa e judicial para garantir as desapropriações de imóveis e licenças ambientais para que a rodovia seja concluída e aberta ao tráfego.

Por determinação do governador, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) mantém um procurador à disposição do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para lidar com as desapropriações. O primeiro lote já teve a situação resolvida e, agora, o trabalho se concentra no segundo.

“Dependemos de uma atuação que já foi positiva, no primeiro momento, com a Justiça Estadual. Acredito que esse segundo momento também será acelerado para que possamos dar continuidade à evolução da pista”, detalhou Moisés.

O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, conheceu o andamento das obras no aeroporto e na rodovia de acesso. Ele se colocou à disposição para, em Brasília, ajudar na liberação das licenças no Ministério do Meio Ambiente e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além do governador, acompanharam a vistoria os secretários Carlos Hassler (Infraestrutura), Paulo Eli (Fazenda), o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio e a procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE