Comitiva do Tocantins visita o sistema prisional de Santa Catarina

12 Jul, 2017 21:50:13 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Uma comitiva do Estado do Tocantins esteve em Santa Catarina para conhecer o sistema prisional do Estado. O grupo, composto por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e da Federação das Indústrias do Estado visitou a Penitenciária Sul, em Criciúma, na manhã desta quarta-feira, 12. A intenção foi conhecer a política de ressocialização através das atividades laborais implantada em SC e verificar a viabilidade de aplicá-la no Estado do Tocantins. O local foi escolhido pelas características de produção industrial com mão de obra especializada, numa unidade que oferece trabalho a presos do regime fechado, de média e alta periculosidade.

A diretora regional do Senai/TO (Serviço Nacional da Indústria de Tocantins), Márcia Rodrigues de Paula, revelou que chegou ao Estado sem muitas expectativas e saiu impressionada com as linhas industriais de produção na penitenciária e com a disciplina dos detentos. "A gente percebe um tratamento de respeito a outro ser humano e aí a gente percebe eles dando o retorno em função desse respeito", acrescentou Márcia, representante da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins. Para o presidente da OAB/TO, Walter Ohofugi Junior, existe um apoio muito forte do Estado na aplicação das políticas laborais, o que contribui para o sucesso de Santa Catarina na área. O presidente da Comissão de Políticas Criminais e Sistema Penitenciário da OAB/TO, Heber Luiz Fidelis Fernandes Garcia, também demonstrou muito interesse pelo projeto. "Temos que trazer empresários do nosso estado para conhecerem isto de perto", revelou.

O diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) de SC , Deiveison Querino Batista, que acompanhou a comitiva, destacou a importância de receber visitas como a desta quarta-feira. "É gratificante saber que estamos executando um trabalho de referência para outros estados e isso nos dá mais motivação para continuar nossos projetos e melhorias em nosso sistema prisional", ressaltou. Também acompanharam a visita da comitiva a Gerente de Execução Penal da unidade, Vanessa Colares Bittencourt, o Chefe de Segurança, Wagner Batista Ismael, o Presidente da Subseção de Criciúma da OAB/SC, Fábio Jeremias de Souza e o Presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da Subseção de Criciúma da OAB/SC, Marco Zapelini.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE