Comitiva do Haiti chega a Santa Catarina para conhecer modelo de trabalho em unidades prisionais

15 Out, 2018 17:19:14 - Segurança

Florianópolis (SC)

Reconhecido como uma referência para o país, o trabalho desenvolvido no sistema prisional de Santa Catarina deverá inspirar uma comitiva do Haiti que vai permanecer no Estado essa semana.  A convite do Ministério da Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o grupo vai conhecer as boas práticas aplicadas nas unidades prisionais catarinenses e do Brasil, para traçar um planejamento estratégico com foco no trabalho que será aplicado em prisões daquele país.

Na indicação do Ministério da Segurança Pública, todas as unidades prisionais que poderão servir de modelo para os haitianos estão localizadas em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis, São Cristóvão do Sul, Itajaí, São Pedro de Alcântara e Chapecó. A comitiva deverá percorrer todas essas unidades, além dos presídios de Blumenau e Criciúma, ao longo da semana. O roteiro foi definido em reunião na secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, na manhã desta segunda-feira, 15, em Florianópolis.

“Santa Catarina é um exemplo pelo que desenvolve nas unidades do sistema prisional. Por meio do trabalho e da educação estamos criando a oportunidade de um recomeço mais digno junto à sociedade e à realidade que espera o detento, do lado de fora”, enfatizou o governador Eduardo Pinho Moreira.

Para o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, a indicação das unidades prisionais catarinenses, pelo ministério da Segurança Pública, é mais uma demonstração de que o Estado de Santa Catarina está consolidado como referência em sistema prisional.

“Receber mais uma delegação internacional que vem a Santa Catarina buscar bons exemplos é, definitivamente, um certificado de sucesso no que vem sendo realizado aqui. E isso é resultado de um trabalho técnico e integrado entre os operadores do sistema prisional, baseado em uma gestão por resultados”, conclui.

Ressocialização em Santa Catarina

Em Santa Catarina atualmente há mais de 6,6 mil detentos em atividades laborais, o que corresponde a 31% da população carcerária do Estado (21,5 mil presos recolhidos). São mais de 180 convênios com empresas e órgãos públicos. Em 90% das 50 unidades prisionais em Santa Catarina há projetos de ressocialização por meio do trabalho.

Além dos presos que trabalham, há aproximadamente 4 mil detentos estudando no sistema prisional catarinense. Esse número corresponde a 18,6% do total. A Penitenciária de São Cristóvão do Sul, em Curitibanos, por exemplo, é um marco no sistema prisional de Santa Catarina com 100% dos detentos trabalhando e 50% estudando.

Incentivo à leitura

Outra iniciativa que estimula a ressocialização e que vem dando bons resultados é o projeto Despertar pela Leitura. Os presos que têm bom comportamento podem retirar livros e ficar com eles durante 21 dias. Após esse período são submetidos a uma prova escrita sobre a obra. Se aprovados, a cada livro lido recebem redução de três ou quatro dias de pena. Os livros são distribuídos conforme o nível de escolaridade do reeducando. Há o limite de 12 livros e até 48 dias de remissão por ano.

Hoje, são 38 bibliotecas espalhadas por 35 unidades prisionais, contando com um acervo de 27 mil exemplares. Ao todo, 2.633 reeducandos participam dos projetos de leitura.

A comitiva

A comitiva é composta por sete integrantes do Haiti, quatro agentes federais de execução penal e um tradutor. O grupo vem a Santa Catarina em busca de assessoramento técnico e boas práticas em administração prisional para reorganizar o sistema desenvolvido naquele país.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal