• Comitiva de Nova Veneza conhece projetos para a juventude

    A ideia para a visita no município gaúcho surgiu após uma reunião com os jovens skatistas que apontaram Canoas como a cidade com maior incentivo a prática de skate.

Comitiva de Nova Veneza conhece projetos para a juventude

03 Mai, 2017 10:55:04 - Geral

Canoas (RS)

Uma comitiva de Nova Veneza visitou a cidade de Canoas no Rio Grande do Sul para conhecer os projetos voltados para os jovens. A cidade é referência pelas pistas de skate e abriga a maior pista do estado gaúcho. Estiveram presentes o diretor do Departamento Municipal da Juventude de Nova Veneza Guilherme Gava, os vereadores Eloir Minatto e Arlindo da Silva e o skatista Gabriel Dondossola.

A ideia para a visita no município gaúcho surgiu após uma reunião com os jovens skatistas que apontaram Canoas como a cidade com maior incentivo a prática de skate.

“Visitamos o poder público da cidade, o Departamento Municipal da Juventude, trocamos algumas ideias sobre algumas ações que são realizadas em Canoas e visitamos todas as pistas de skate. Conseguimos identificar que o trabalho de desenvolvimento do skate trouxe resultados. Com o incentivo correto, a prática do skate se desvinculou da questão do preconceito do uso de drogas e skate, pois além das crianças e jovens, os pais frequentam as pistas”, ressaltou o diretor do Departamento Municipal da Juventude de Nova Veneza, Guilherme Gava.

Entre os projetos destaques estão o Papo de Responsa, projeto que envolve o PROERD e a Polícia Civil, com foco na adolescência e combate e prevenção ao uso de drogas; e o projeto Território Digital com o objetivo de levar aulas de informática para as comunidades.


Durante a visita a comitiva visitou o diretor do Departamento Municipal da Juventude de Canoas, Maurício Loss, e os skatistas o bicampeão e o bi-vice-campeão gaúcho de skate.

“Mudou minha vida ter um Skate Park em Canoas. Nos últimos cinco anos andei na frente de casa em um corrimão e uma caixa, depois fomos para uma quadra de vôlei com alguns obstáculos e agora temos essa pista. Tirou muitos jovens da vida do crime e das drogas e daqui podem sair muitos profissionais”, ressaltou o bicampeão gaúcho de skate, Alexandre Silva.

Para o bi-vice-campeão gaúcho de skate de 2014 e 2015, Nilson Jesus de Campos, ter um pista de skate é uma questão de segurança para os jovens que praticam o esporte. “O principal é que os jovens saem da rua, das drogas e tem um espaço adequado para a prática do skate. Alguns seguem como carreira, outros não, somente como hobby, mas o mais importante e sair das ruas e ficar longe das drogas. Nas ruas corremos o risco de sermos atropelados”, destacou.

Segundo o vereador Eloir Minatto o próximo passo é desenvolver um projeto para melhorar as pistas da sede e do distrito de Caravaggio. “Foi uma visita importante. Conhecemos a estrutura e os projetos de Canoas. A pista de skate é um projeto fácil e barato. A ideia é planejar um projeto para melhorar as pistas do Caravaggio e Nova Veneza. Agora vamos ver qual o melhor caminho, realizar o projeto e buscar recursos. O objetivo é tirar as crianças e jovens das ruas, ter um local para se divertir, que seja adequado e seguro, onde haverá um educador capacitado. Tudo isso gera valorização e respeito com todas as modalidades de esportes”, salientou.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE