• Comitiva de Içara conhece atividades orgânicas em Porto Belo

Comitiva de Içara conhece atividades orgânicas em Porto Belo

24 Set, 2019 16:21:02 - Geral

Içara (SC)

Visando aprimorar os conhecimentos sobre orgânicos, uma comitiva de Içara esteve durante a segunda-feira, em uma visita técnica à cidade de Porto Belo. No Sitio Flora Bioativas, foram representantes da secretaria de Educação, como professores e merendeiras, além de agricultores e extensionistas da Epagri de Içara e região.

De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o trabalho em conjunto só reforça o compromisso com a qualidade da alimentação escolar. “Agradecemos a recepção e aos colaboradores da secretaria que puderam fazer essa visita para conhecer novas possibilidades de plantio, tanto para a horta escolar, quanto para o plantio da Agricultura Familiar. É a alimentação escolar do município de Içara no caminho da excelência”, pontuou.

O Sitio Flora Bioativas está localizado num quilombo de Porto Belo. As atividades e o cultivo de orgânicos é realizado por seis pessoas, sendo quatro da família de Noeli Pinheiro, que levou os visitantes para conhecer o local e contar a história de 14 anos da propriedade. “Conhecemos a forma do cultivo orgânico, de todos os cuidados e escolhas para fornecer um alimento que nutre, com princípios ativos e que cuida do meio ambiente de forma sustentável”, explicou uma das nutricionistas da secretária de Educação, Carolina Moriconi.

As hortaliças, Plantas Alimenticias Não Convencionais (PANcs) e frutas in natura produzidos no sítio fazem parte da alimentação escolar dos municípios de Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Tijucas, Navegantes e Indaial.  Alguns municípios adquirem as PANCs como o ora pró nóbis, moringa, tupinambor, açafrão da terra e erva baleeira desidratadas e em pó. Outra atividade desenvolvida no sítio, são as visitas de estudantes, que aprendem a importância de uma alimentação saudável, como cultivar os alimentos e respeitar o meio ambiente. 

A visita pelo grupo içarense estava sendo planejada desde o início de agosto. “A visita nos possibilitou aprender com a vivência da dona Noeli, e trazer para a alimentação escolar municipal mais variedade e qualidade, além de perceber possibilidade de cultivo nas hortas escolares e atividades de educação alimentar e nutricional”, reforçou a nutricionista Rúbia Cunha. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal