Comitiva chega ao Estado para conhecer política laboral do sistema penitenciário

05 Jul, 2017 23:47:31 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Uma comitiva do governo do Ceará chegou  em  Florianópolis no final da tarde desta quarta-feira, 5, para conhecer a política laboral adotada no sistema penitenciário de Santa Catarina e levar como modelo para ser implantada no sistema prisional do Estado do Ceará. O grupo, liderado pelo secretário adjunto da Justiça e Cidadania (Sejus), Sandro Camilo Carvalho, que já visitou o sistema prisional catarinense no ano passado, encontrou-se no final da tarde com a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, e na quinta, 6, visita os projetos industriais instalados no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.

“Com nossos programas de ressocialização temos alcançado excelentes resultados que colocam Santa Catarina no topo do ranking nacional com mais de 38% dos apenados em chão de fábrica. É um orgulho receber uma comitiva que irá fomentar a atividade laboral no Ceará a partir do modelo catarinense”, ressaltou a secretária Ada Faraco De Luca.

Além das oficinas de trabalho, a comitiva irá conhecer o controle interno e externo pelo Sistema de Monitoramento (CFTV); sala de revista; rouparia; parlatório; enfermaria e consultórios médicos e odontológicos. “Estamos aqui para aprender e essa troca é muito importante para todos”, enfatizou o secretário adjunto Camilo Carvalho. Ele lembra que  já existe uma parceria com Santa Catarina na área operacional, quando em 2016 agentes penitenciários integrantes do Grupo Tático de Intervenção (GTI) estiveram no Ceará para auxiliar na crise do sistema penitenciário. “Foi um trabalho fundamental, agradecemos muito aos catarinenses”, ressaltou.

O Complexo do Vale do Itajaí segue os padrões exigidos pela Lei de Execuções Penais que incluem área de saúde, área para educação com salas de aula e oficinas de trabalho, além do espaço de vivência com áreas de banho de sol, visita familiar e atendimento dos advogados. “Temos nos dedicado muito para conferir ao sistema prisional catarinense uma nova imagem e a visita de mais esta comitiva é mais um reconhecimento do nosso trabalho”, enfatiza a secretária.

“Santa Catarina está sempre à disposição para a troca de informações e estamos sempre abertos para novas visitas. Foi um prazer receber a comitiva”, finalizou o secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Soares Lima. Em 2016, além do Estado do Ceará, Santa Catarina recebeu comitivas do Distrito Federal, Rondônia, Tocantins e Espírito Santo. Representantes do governo da Argentina e do Paraguai também já estiveram em SC para conhecer o modelo prisional catarinense.

Integrantes da Comitiva do Ceará

Sandro Camilo de Carvalho – Secretário Adjunto da Justiça e Cidadania (Sejus/CE)
Pedro Alves de Brito – Secretário Executivo da Justiça e Cidadania (Sejus/CE)
Edmar de Oliveira Santos – Coordenador Especial do Sistema Prisional
Alexandre Alves Neto – Secretário Executivo do Desenvolvimento Econômico 

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews