• Iniciativa deve ser colocada em prática em 2017 no sul catarinense para, posteriormente, ser levada a todo o Estado.

Comitê da Bacia do Rio Araranguá sediará projeto

24 Out, 2016 10:46:40 - Geral

Araranguá (SC)

Para garantir a qualidade e quantidade da água em Santa Catarina para os próximos anos, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá sediará, a partir de 2017, um projeto piloto para outorga de água para irrigação na rizicultura.

A ideia foi apresentada durante o Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Lages nesta semana. “Isso porque a irrigação na rizicultura utiliza uma grande quantidade de água, que ainda não está inserida em um procedimento que aponta como vai acontecer, quem vai pagar e como vai funcionar o processo”, afirma o presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini.

A intenção é que o projeto piloto que será realizado em 2017 passe para toda Santa Catarina a partir de 2018. “Juntos podemos construir a outorga em Santa Catarina, que é basicamente uma concessão de direitos do uso da água, porque este é um bem de domínio público”, argumenta o presidente.

A consultora do Comitê e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva, ressalta que o produtor que for outorgado terá menor risco de ficar sem água. “Queremos ajudar para que a outorga seja bem sucedida e faça justiça a todos os usuários, incluindo os da irrigação”, finaliza.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE