• Comitê comemora avanços à frente de coordenação estadual

Comitê comemora avanços à frente de coordenação estadual

21 Out, 2016 17:21:49 - Geral

Urussanga (SC)

Representantes de 15 Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina se reuniram em Lages nos dias 20 e 21 de outubro para realização de uma reunião ordinária do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas. O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, coordenador do Fórum na gestão de novembro de 2014 a outubro de 2016, apresentou o relatório de atividades desenvolvidas neste período, encerrando sua atuação à frente da coordenação. 

Entre os avanços e as principais conquistas, Virtuoso destacou a aproximação entre os Comitês, dos órgãos colegiados com seu órgão gestor sendo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a conquista de um assento do Fórum Catarinense no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, a participação de representantes do grupo catarinense no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e a aproximação com o Ministério Público de Santa Catarina por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

"Agradeço todos que colaboraram e prestaram apoio a esta gestão, principalmente aos membros da coordenação. Avançamos bastante no que se refere ao fortalecimento do Fórum e da gestão hídrica do Estado. Que prevaleça o espírito de contribuição, cooperação e união entre todos os membros no próximo mandato", ressaltou o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

Durante o encontro, os participantes acompanharam palestras sobre os critérios de outorga da água e o processo de seleção de entidades executivas. Além disso foi atualizado e aprovado o novo Regimento Interno do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, bem como eleita e empossada a nova coordenação geral e o colegiado coordenador. 

O presidente do Comitê da Bacia do Rio do Peixe, Ricardo Marcelo de Menezes foi escolhido para ser o novo coordenador do Fórum. Com a inclusão do Comitê do Rio Cubatão e Comitê do Rio Antas, o colegiado coordenador passa a ser representado por sete Comitês de Bacias Hidrográficas, entre eles o Comitê Rio Urussanga. 

"Agradecemos o presidente do Comitê Rio Urussanga pelo trabalho que foi realizado à frente da coordenação e a toda equipe que participou desta gestão. Que os novos membros possam somar conosco para continuar desenvolvendo um trabalho que nos últimos anos tem sido muito importante e tem melhorado a nossa ação em relação aos recursos hídricos do estado. Temos perspectivas mais positivas a longo prazo, para que este Estado tão rico e turístico preserve sua água em qualidade e quantidade e que possamos efetivamente contribuir para esses processos", frisou Menezes.

O encontro do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas encerrou com questões relacionadas à organização do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas para 2018, que ocorrerá em Florianópolis.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE