• Comitê Araranguá contribuirá com a criação do Plano de Bacias do Rio Mampituba

Comitê Araranguá contribuirá com a criação do Plano de Bacias do Rio Mampituba

09 Ago, 2018 21:41:15 - Geral

Araranguá (SC)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, por ter em sua área de abrangência também os afluentes catarinenses do Rio Mampituba, contribuirá com a criação do plano de gestão dessa bacia. Com parte também no Rio Grande do Sul, o estudo está sendo criado por técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos do estado vizinho, juntamente com o Comitê Gaúcho do Rio Mampituba.

No Extremo Sul catarinense, esses técnicos já estão efetuando o levantamento de dados, para dar segmento à análise das águas da região. “É importante que o Comitê Araranguá abrace essa causa para levar em frente o sonho tão grande que é a criação do Plano de Bacias do Rio do Mampituba, que é de todos nós. Esperamos que os dois comitês e governos juntos possam fazer com que esse estudo avance e, em um curto espaço de tempo, fique à disposição para determinar os caminhos que teremos que seguir na busca pela preservação da água”, argumenta o presidente do Comitê Araranguá, Luiz Leme.

O Plano de Bacias é criado para promover um diagnóstico da qualidade e quantidade de água da bacia hidrográfica e, posteriormente, criar metas visando a preservação dessas águas. “Com essa mobilização, será possível desenvolver ações para reforçarmos o processo de gestão dos recursos hídricos. As atividades desenvolvidas entre as duas bacias são muito próximas, por isso vamos ganhar bastante com essa troca de experiências e união”, completa a engenheira ambiental do Comitê Araranguá, Michele Pereira da Silva.

Entenda

Como a Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba é federal, compartilhada pelos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a gestão dos recursos hídricos deveria ser feita pela Agência Nacional de Águas. Porém, devido ao tamanho reduzido e a dificuldade no processo de criação desse Comitê Federal, o Rio Grande do Sul decretou a criação do Comitê Gaúcho dos afluentes do Rio Mampituba.

Em Santa Catarina, oficialmente desde março de 2017, o Comitê Araranguá responde também pelos afluentes catarinenses do Rio Mampituba. Com isso, os municípios integrantes do grupo passaram a ser: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Sombrio.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE