Comissão do Edital Prêmio Catarinense de Cinema recebe projetos

22 Jul, 2016 09:04:00 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Até o fim de julho, os seis avaliadores que compõem a recém-formada Comissão de Avaliação do Edital Prêmio Catarinense de Cinema 2014/2015 receberão os arquivos digitais dos 129 projetos habilitados após a etapa de admissibilidade das inscrições e recursos. O prêmio é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Funcultural da SOL e Fundo Setorial Audiovisual da Ancine.

Os membros que compõem a comissão foram selecionados pelos representantes da sociedade civil que formam a Comissão de Organização e Acompanhamento do Edital. Eles indicaram uma lista com 36 nomes de profissionais do meio audiovisual de todo o país, dos quais 18 foram selecionados para integrar a listagem final, que incluiu os seis primeiros indicados e mais dois suplentes para cada um deles. Os jurados atuam como cineastas, críticos de cinema, produtores e avaliadores de conteúdo para TV, e irão compartilhar um pouco de sua experiência para analisar os projetos encaminhados para o edital.

"Tivemos dificuldades para finalizar esta etapa de contratação, pois os avaliadores são pessoas altamente gabaritadas e têm agendas bastante disputadas. Praticamente, esgotamos a lista de 18 indicados, para obter os seis jurados previstos no Edital. A cada negativa e, consequentemente, um novo contato, fazia-se necessário dar um novo prazo para análise e resposta de cada convidado. Além disso, alguns tiveram contratempos para enviar toda a documentação necessária. Por isso, houve uma certa demora na finalização de todo o processo", analisa a coordenadora da comissão de organização, Ana Lígia Becker.

Para avaliar os projetos, os membros da comissão se basearão em quesitos pré-estabelecidos no item 11.3 do edital (disponível para leitura no site da FCC), como a qualidade artística e técnica do projeto; viabilidade financeira; geração de emprego e renda; currículos dos proponentes, diretores e equipe; contrapartidas sociais; e adequação ao público (somente para as categorias 1.1.1, 1.1.2 e 1.1.3). Cada quesito tem um peso, que varia de acordo com a categoria em que o projeto está inscrito.

Os avaliadores terão 40 dias úteis para encaminhar as planilhas com notas dos projetos à comissão de organização, a contar da data de recebimento dos arquivos que serão enviados on-line. Após esta etapa, a comissão de organização e acompanhamento calculará as médias das notas finais dos avaliadores dos projetos para poder gerar a lista final dos ganhadores por categoria.

Sobre o Edital

Lançado no dia 19 de janeiro de 2016, a edição 2014/2015 do Edital Prêmio Catarinense de Cinema vai distribuir R$ 3.375.000 para realização de um projeto de longa-metragem de ficção, dois telefilmes de documentário, uma obra seriada de ficção ou documentário, 12 curtas-metragens de ficção ou documentário. Criado em 2002, o Prêmio Catarinense de Cinema tem a intenção de incentivar a produção audiovisual no estado e estimular o setor, gerando empregos e distribuindo renda.


 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança