• Comissão buscará Comitê de Crise de SC para liberação do transporte coletivo

Comissão buscará Comitê de Crise de SC para liberação do transporte coletivo

05 Mai, 2020 13:51:14 - Economia

Criciúma (SC)

O transporte coletivo segue suspenso por tempo indeterminado em Santa Catarina. Com a liberação do comércio, há quase um mês, muitos trabalhadores tem tido dificuldade de chegar ao seu local de trabalho sem os ônibus à disposição.

Uma reunião na manhã desta terça-feira (5) discutiu a retomada do serviço. Uma comissão com representantes da Câmara Municipal de Criciúma e setores do transporte buscará um encontro na capital para viabilizar a liberação.

“A Câmara organizou esse encontro hoje onde decidimos buscar uma reunião com o Comitê de Crise do Governo do Estado e com a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa”, pontuou o vereador Salésio Lima, presidente da Comissão de Obras e Transporte, que organizou o encontro. Segundo o parlamentar, a comissão deverá buscar ainda representares de Câmaras de outros municípios para fortalecer o pedido.

A Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) garante que tem condições de promover a segurança dos passageiros, caso haja a retomada. “Tivemos, hoje, mais uma tentativa de mostrar ao Governo a necessidade do transporte coletivo em Criciúma, e em todo o Estado. Quando há uma greve, por exemplo, os juízes determinam a obrigação de manter o transporte coletivo por ser de primeira necessidade, e agora, porque isso não é mais considerado?”, pontuou o presidente da Associação, Everton Trento.

Além do emprego de motoristas e funcionários do ramo, a falta do transporte tem afetado diretamente o movimento no comércio de Criciúma. Segundo a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Andrea Salvalaggio, a volta da circulação dos ônibus é importante para muitos comerciantes. “O comércio tem sentido demais a falta do transporte. Existem muitas coisas que estamos tentando entender, como a paralisação desse serviço essencial. Nós, do comércio, nos adaptamos para funcionar e eu acredito que o setor do transporte também tenha capacidade de se adaptar”, pontuou.

A Comissão buscará o retorno gradual do transporte com, ao menos, 50% da frota disponível de cada empresa. Participaram da reunião representantes da Câmara Municipal de Criciúma, ACIC, CDL, Diretoria de Trânsito, Sindicato dos Transportes e ACTU.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança