• Combinando o empreendedorismo e afeto

    A receita que transformou uma casa de família em fonte de renda

Combinando o empreendedorismo e afeto

18 Jan, 2018 15:40:13 - Economia

Chapecó (SC)

Cleci Terezinha Ugolini Lodi começou a vida profissional trabalhando em uma tecelagem. O salário que recebia, porém, era baixo. Com cinco filhos, faltava dinheiro e sobravam tarefas domésticas. Foi ficando cada vez mais complicado trabalhar fora. Surgiu então a ideia de transformar a casa em ganha pão. “Eu tinha um quarto vazio, conhecia uma pessoa que estava precisando. Fiz uma proposta para ele morar e fazer as refeições aqui e assim começou a pensão”, ela conta.

No começo, não foi fácil. Nem todos os familiares concordaram. Mas logo a pensão se transformou na principal fonte de renda da família. “Quando começamos era difícil, tinha gente que era contra, mas eu teimei e deu certo”, lembra Cleci, com bom humor.

Dona de casa habilidosa e cozinheira de mão cheia, Cleci se revelou também uma empreendedora corajosa. Quando a cidade cresceu, percebeu que era hora de crescer também. “Consegui com a Credioeste a ajuda que eu precisava para ampliar a pensão. Aos poucos fomos aumentando. Já fiz 14 créditos e pretendo fazer mais para realizar tudo que planejo”.

Diz o ditado que em coração de mãe, sempre cabe mais um. Em 16 anos de atividade, Cleci abriu a casa e o coração para mais de mil pessoas. Muitas recorreram a ela em momentos de dificuldade. Com cada um deles, ela desenvolveu uma relação especial. Para os clientes, que viraram amigos, ela é a Tia Cleci. “Eu não tenho pensionistas, eu tenho uma família. Cada pessoa que chega é um filho a mais na casa. Muitos passam aqui na frente dizem: morei aqui. Eles não esquecem de mim, nem eu deles”, comenta Cleci.

Afeto que se estende à relação que estabeleceu com a Credioeste. São vários anos de uma parceria onde prevalece o respeito e a confiança. O agente de crédito Renan Zanella Doering que atende Cleci há vários anos, credita o sucesso da Pensão ao carinho com que ela trata a todos que a procuram. E se diz realizado ao analisar as conquistas da cliente. “Fico muito feliz em ver que com a parceria com a Credioeste, ela conseguiu ampliar a pensão e assim, ajudar ainda mais pessoas. É uma relação onde todos saem ganhando”.

Sobre a Credioeste

A Credioeste é uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais. O objetivo é apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios, mantendo e gerando postos de trabalho, ocupação e renda por meio da concessão de crédito para capital de giro, capital fixo e capital misto.

Começou as atividades em novembro de 1999, em Chapecó, tendo como vantagem a desburocratização dos créditos, com liberação em 24 horas. Os valores vão até R$ 10 mil, com pagamento de 06 a 24 meses.

Além da sede em Chapecó, conta com três pontos avançados de atendimento Nonoai (RS), que atende o norte do Rio Grande do Sul, Passo Fundo (RS) e Pinhalzinho (SC).

O presidente da Credioste, Ivonei Barbiero, destaca que o microcrédito vem desempenhando um importante papel no desenvolvimento de pequenos negócios, porém, muitos empreendedores não conhecem a solução. “Nosso desafio é mostrar que esse tipo de financiamento existe e que pode ser representativo para determinados investimentos necessários aos pequenos empreendimentos. Em Santa Catarina, as microfinanças evoluíram de forma extraordinária”, comenta Barbiero.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE