• Combate das hepatites virais ganha ação educativa

Combate das hepatites virais ganha ação educativa

27 Jul, 2018 16:15:24 - Variedades

Siderópolis (SC)

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, uma doença silenciosa que acomete milhares de pessoas no mundo inteiro. Para combater, prevenir e alertar a população, a Secretaria de Saúde de Siderópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica e do projeto Movimente-se, promoveram uma ação educativa sobre o tema.

“É muito importante realizar estas ações para que a população fique ciente de doenças que são comuns, mas que infelizmente acontece de forma silenciosa”, ressaltou o Prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Com o intuito de informar a população sobre a doença, seus sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção, na ação foram realizados testes rápidos para as Hepatites B e C, além de uma roda de conversa com perguntas e respostas, entrega de kits com material informativo e sorteio de camisetas para as participantes.

ALIADOS

Os testes rápidos são grandes aliados para um diagnóstico rápido da doença, esses testes são encontrados durante todo o ano em todas as unidades de saúde do município, é rápido, seguro e de graça. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.

O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS?

As hepatites virais são inflamações do fígado ocasionadas pela contaminação do organismo por diferentes vírus. Como o fígado é um órgão responsável por inúmeras funções no corpo, o seu prejuízo pode comprometer a saúde de todo o organismo e limitar a qualidade de vida da pessoa.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança