Combate ao mosquito da dengue é intensificado

26 Jan, 2017 17:36:31 - Saúde

Criciúma (SC)

O verão é o período mais crítico para a proliferação do Aedes aegypti. Em Criciúma, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do Programa da Dengue, intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Mais de 670 armadinhas, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, são monitoradas diariamente pela Prefeitura de Criciúma. 

"Temos 180 pontos estratégicos. Eles estão em locais como borracharias, cemitérios e transportadoras. Todos os dias, 15 profissionais visitam e observam se existe a proliferação do mosquito nos locais", explica o supervisor municipal do Programa da Dengue, Luis Fernando Santa Helena. A cidade permanece sem registros de focos de dengue em 2017. 

No último ano, dois focos foram constatados nos bairros Paraíso e Pinheirinho. "Esse é o resultado do trabalho intensivo da nossa equipe. No começo do ano letivo, a equipe de endemias irá nas escolas realizar palestras de conscientização. O nosso trabalho não pode parar, mesmo sem nenhum caso no ano", comenta a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava. 

De acordo com o coordenador municipal do Programa da Dengue, Robson Teller, os moradores de Criciúma precisam ficar atentos. As temperaturas elevadas e o aumento no índice de chuva favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

A maioria dos focos do mosquito são encontrados em residências. "Recebemos as denúncias no 156 e visitamos o local. Se os proprietários não realizarem a limpeza, por exemplo, encaminhamos a situação para a vigilância sanitária e o morador pode ser multado", destaca Teller. 

Casos no Estado

Em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) registrou 182 casos suspeitos de dengue desde o início de 2017. "Criciúma não está nessa lista e é realmente uma exceção, pois municípios próximos encontraram foco do mosquito. Os principais casos estão no Oeste do Estado, mas mesmo assim precisamos ficar em alerta", afirma o responsável pelo Programa de Controle da Dengue em Santa Catarina, Moacir Simas.

Os sintomas da doença infecciosa febril são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. "Não podemos dar moleza para doenças como a dengue. Criciúma trabalha exaustivamente para que casos da doença não ocorram. Nós precisamos valorizar o empenho de nossos agentes que são eficientes e conscientizam os moradores", finaliza o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. 
Orientações da Dive:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue;
- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
- Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento.


TEXTO: RÁDIO DIFUSORA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal