• Combate ao maruim é tema de reunião na segunda-feira

Combate ao maruim é tema de reunião na segunda-feira

21 Nov, 2017 14:20:50 - Política

Jaraguá do Sul (SC)

Uma audiência pública para discutir o combate ao maruim será realizada na próxima segunda-feira (27), às 19h, na sede da AMVALI, em Jaraguá do Sul. Participam da reunião pesquisadores, agricultores e a população que tem sofrido com a proliferação deste mosquito. Mais de 50 municípios de Santa Catarina, principalmente na região Norte e Litoral Norte convivem com o inseto.

Um dos palestrantes do evento será o pesquisador Luiz Américo de Souza que desde 2006 faz estudos para encontrar um predador natural do mosquito. Em uma reunião com o deputado estadual Patrício Destro (PSB), presidente da Comissão de Proteção Civil e proponente da audiência, Luiz Américo afirma que tem feito pesquisas com apoio da AMVALI e constatou que a clorofila pura pode ser uma alternativa, pois pelo processo de fotossíntese ela se transforma em um alimento que mata o maruim.

A médica Eva do Nascimento que atende no Posto de Saúde 1, bairro Seminário, em Corupá, conta que principalmente crianças e idosos são os principais prejudicados. “Com a chegada do verão a procura por consulta é ainda maior. A situação é tão crítica que muitas vezes a criança desenvolve uma alergia grave que não é possível tratar apenas com antialérgico. Elas acabam sendo medicadas com antibiótico por apresentarem uma infecção bacteriana e precisam ser encaminhados para especialistas em alergia”. A própria profissional relata que por ser alérgica tem restrições sociais. “Eu não consigo visitar os pontos turísticos da cidade, por exemplo. Os mosquitos estão em todas as partes, salão de beleza, bancos, escolas”, argumentou.

São mais de 1.400 espécies catalogadas do mosquito e a principal dificuldade encontrada por quem estuda o assunto no Brasil e em países como a Alemanha e Portugal é encontrar um produto que seja nocivo a esse inseto. Desde 2006 o assunto é tema de pesquisas no Norte de Santa Catarina e em algumas regiões, principalmente onde há grandes áreas destinadas ao cultivo de banana, é praticamente impossível ficar sem o uso de telas em janelas e portas e repelente.

“Nós queremos ter um avanço nas informações sobre o combate ao maruim, por isso estamos reunindo os pesquisadores e a comunidade. É por meio das reclamações da população que os estudos poderão ser aprofundados em cada área. Não podemos deixar que o mosquito se prolifere ainda mais, pois pode se tornar um problema de saúde pública”, concluiu Patrício Destro.

Serviço
O que: Audiência pública de combate ao maruim
Quando: segunda-feira (27), às 19h
Onde: AMVALI – Rua Arthur Gumz, 88 – Vila Nova – Jaraguá do Sul
Quanto: Gratuito

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal