Combate à poluição é tema de evento no Campus Tubarão

13 Ago, 2018 23:30:57 - Educação

Tubarão (SC)

O Dia Mundial de Combate à Poluição é celebrado nesta terça-feira (14). No Campus Tubarão, a Atlética e o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, em parceria com o Centro Acadêmico de Agronomia, recolheram, durante uma semana, copos plásticos que foram utilizados em bares ao redor da Unisul. O material ficará exposto durante toda a terça-feira no Bloco Pedagógico.

Segundo a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Maricelma Simiano Jung, a iniciativa faz parte da Agenda Verde. “Aqui no Campus Tubarão temos esta agenda em que trabalhamos vários temas ligados ao meio ambiente. Encontramos no Dia Mundial de Combate à Poluição uma forma de alerta e pretendemos criar uma conscientização na comunidade”, afirma. De acordo com dados das Nações Unidas (ONU), apenas na última década foi produzido mais plástico do que em todo o século passado e em todo o mundo, 1 milhão de garrafas de plástico são compradas a cada minuto.

Além de sensibilizar a comunidade a respeito do uso dos copos plásticos, o evento também abordará outro tema importante: a reciclagem. Uma empresa que realiza reciclagem plástica estará presente mostrando como é feito o processo e quais produtos podem ser derivados do plástico. Apesar da crescente preocupação da sociedade com este tema, ainda é baixa a taxa média global de reciclagem desses produtos: 25%. Ou seja, ainda há um grande volume de lixo plástico descartado nos oceanos.

A estimativa, segundo a ONU, é que metade do plástico consumido pelos humanos é descartável (e evitável) e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção. Um outro grave problema que a poluição traz é para as cidades: os alagamentos. “O bairro Dehon é um dos que sempre alaga quando ocorre uma chuva em Tubarão. Um dos principais fatores que leva a este problema é o acúmulo de lixo nas bocas de lobo. Com esta ação queremos chamar a atenção da comunidade sobre o tema”, finaliza a professora Maricelma.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança