• Com novo protocolo Maracajá tem dois casos suspeitos de covid-19

Com novo protocolo Maracajá tem dois casos suspeitos de covid-19

14 Abr, 2020 23:53:35 - Saúde

Maracajá (SC)

Em virtude dos novos procedimentos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, Maracajá que na segunda-feira (13), não tinha nenhum caso suspeito de contaminação pelo coronavírus, terminou esta terça-feira (14) com dois casos.

Até a semana passada as pessoas com sintomas de gripe eram apenas monitorados e somente se a situação se agravasse era coletado material e enviado para exame no Laboratório Central (Lacen), na Capital. Agora, todos os gripados estão sendo testados.  

Pela nova norma muda também a forma como o boletim diário é tornado público. Em Maracajá, desde o início da pandemia foram realizadas coletas para exames em seis pessoas, ou seja, foram casos notificados. Destes, quatro foram descartados.

Os dois pacientes que passaram por coleta de material para exames nesta terça-feira (14) entram para relação de “suspeitos” e o resultado de seus testes retornam em até sete dias, informa a enfermeira Ana Caroline Araújo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Ana Caroline esclarece também, por outro lado, que aplicativo do governo do Estado, informando a existência de casos confirmados de covid-19, disparados para celulares que estão em raio de 200 metros da casa do infectado, está gerando polêmica em Maracajá.

Segundo a enfermeira, como o aplicativo se baseia em Códigos de Endereçamento Postal (CEP) e Maracajá tem apenas um código para todo município, proprietários de celulares que ficam nos limites de Maracajá com outros municípios, como Criciúma e Araranguá, por exemplo, podem receber a mensagem. Mas, Maracajá não tem nenhum caso confirmado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE