• Com incentivos, agricultores familiares permanecem no campo

Com incentivos, agricultores familiares permanecem no campo

25 Jul, 2017 00:09:24 - Geral

Içara (SC)


Muitos agricultores familiares acabam deixando o interior em busca de melhores condições na cidade. Em Içara, duas mil famílias ainda permanecem no campo, e da terra, tiram o sustento para viver e comercializar seus produtos.


Clodoaldo Monsani, da comunidade de Sanga Funda, é produtor de leite e há cinco anos escoa a produção para laticínios. Ele recebe. por meio da Secretaria de Agricultura de Içara, assessoria técnica de um médico veterinário e engenheiro agrônomo. Entre os benefícios oferecidos está a parceria com o Governo Municipal para horas máquina. A ação faz parte do projeto “Meu caminho melhor”, onde os produtores também recebem areão para auxiliar no escoamento da produção. 


“Com o apoio técnico do Programa Pró-leite incrementamos a produção e melhoramos a qualidade. Além disso, recebemos muitas informações e capacitações para implantar novas tecnologias, usar adequadamente o solo e ainda para melhorar a infraestrutura da propriedade e manejo do rebanho”, explicou Monsani. 


“Os agricultores familiares são os responsáveis pelos alimentos que chegam as mesas dos brasileiros. A agricultura é uma atividade nobre que fomenta também a economia da cidade. Os programas que oferecemos em apoio ao agricultor, são também uma forma de auxiliá-los para que permaneçam em suas propriedades",destacou o secretário da pasta Valdelir Da Rolt.                 

“Muitas vezes o apoio ao agricultor é visto como assistencialismo, muito pelo contrário, queremos que o agricultor se mantenha com dignidade no campo”, colocou o engenheiro agrônomo da Epagri Luis Fernando Burigo Coan.


Comercialização e conquistas


A agricultora Joicy Gomes Budny, que reside com a família na comunidade de Santa Cruz, produz tomates grape, morangos, abacates e feno. A produção em série é vendida a diversos supermercados da região. “Com dedicação e amor, é possível levar nossos produtos para muitas mesas. Ser agricultora é uma profissão muito gratificante”, diz. Uma novidade para este ano é a venda de pés de morango em vasos, dando a liberdade de cultivar a fruta dentro de apartamentos, casas e jardins. “É também uma forma de aproximar o consumidor do dia a dia dos agricultores”, ressalta Joicy. 


“Muitas famílias içarenses vivem exclusivamente dessa atividade. Elas recebem o apoio necessário para comercializar seus produtos com a Feira Fixa, próxima à rodoviária, e também se organizam em associações e cooperativas, como a Copafi. Além disso, tem apoio técnico caso desejem expandir e comercializar seus produtos por meio de agroindústrias, por exemplo. Além disso, a merenda ofertada na Rede Municipal é 100% oriunda do agricultor familiar içarense, oferecendo produtos, na sua maioria sem agrotóxicos, e de qualidade excelente para os estudantes”, destacou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.


TEXTO/ TÂNIA GIUSTI

FOTO/ JOÃO GABRIEL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança