• Com incentivo da Satc o startup facilita gestão de licenças ambientais

Com incentivo da Satc o startup facilita gestão de licenças ambientais

25 Mai, 2020 17:47:12 - Educação

Criciúma (SC)

A gestão de licenças ambientais é fundamental para que empresas de grandes portes se desenvolvam. No entanto, por conter muitos detalhes, este é um procedimento que exige o máximo de atenção e não pode ser realizado por qualquer pessoa. Pensando nisso, para facilitar o trabalho de profissionais do Meio Ambiente, a E-licencie, uma startup desenvolvida no Colearning da Satc, criou um sistema inteligente de organização e regularização de documentos ambientais. Em menos de um ano, mais de 1400 licenciamentos já foram gerados.

O engenheiro ambiental e CEO da E-licencie, Luiz Silva, explica que, no modo tradicional, este trabalho era realizado em planilhas, o que exigia muito mais tempo. “Em média, cada licença ambiental apresenta 10 condicionantes, como exigências relacionadas ao tratamento de água, medição de ruído, gestão de resíduos e poluição de ar. Nós criamos uma plataforma que gerencia tudo isso de forma rápida e segura”, conta. Conforme o engenheiro, trata-se de um sistema que oferece mais funcionalidades, como anexar arquivos e documentos, que é uma demanda importante para as empresas.

A ideia surgiu em 2016 e desde então não para de crescer. Inicialmente, o intuito era oferecer o trabalho através de um aplicativo para smartphones. “Em 2018, após a primeira validação da empresa, concluímos que o aplicativo não estava sendo suficiente e criamos a plataforma para web, que foi lançada em 2019”, relembra Silva. Até o momento, em torno de 170 usuários já foram atendidos e 500 condicionantes alertadas.

Para os empreendimentos atendidos, a E-licencie poupou o tempo no gerenciamento das licenças ambientais, permitindo uma dedicação maior aos clientes. “A ferramenta nos permitiu fazer estas atividades com muito mais facilidade, principalmente no que tange aos prazos de entregas das condicionantes e renovações”, afirma Gabriel Bressan, representante de uma empresa de serviços ambientais.

Atualmente, para contribuir com as empresas neste período de pandemia, a E-licencie também está entregando, para os clientes e usuários, ferramentas que permitem trabalhar em home office.

Desenvolvimento assegurado pelo Colearning da Satc

O Colearning da Satc teve um papel fundamental no desenvolvimento da E-licencie. Conforme o CEO da startup, as qualificações oferecidas pelo espaço trouxeram ganhos para o desenvolvimento de toda a equipe. “O Colearning nos aproximou do mercado, deu estrutura física e assessoria para fecharmos negócios”, conta.

O Colearning é um espaço do HUB Office, o escritório de inovação da Satc que reúne todas as iniciativas empreendedoras desenvolvidas na instituição. O objetivo é oferecer suporte para que boas ideias se transformem em empresas consolidadas. Segundo o líder do Colearning, Vitor Ferro Mazzuco, o apoio oferecido faz com que as startups deem passos decisivos.

“A contribuição que a gente faz, principalmente, é entregar para os empreendedores a possibilidade de networking. O nome da Satc ajuda muito a validar uma empresa que recém nasceu e abre portas para ela”, relata Mazzuco. O local, ainda, oferece mentorias, como suporte nas áreas de comunicação, contabilidade e gestão estratégica de negócios.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança