• Com foco em Inovação, Satc firma parceria com Universidade de West Virgínia

Com foco em Inovação, Satc firma parceria com Universidade de West Virgínia

24 Set, 2018 16:58:35 - Educação

Criciúma (SC) 

Áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, capacitação, treinamentos e intercâmbios estão entre projetos previstos

O fomento à inovação e a busca por novas tecnologias e metodologias de ensino são algumas das metas traçadas pela Satc para o Projeto 2030. Por isso, parcerias estão sendo feitas com universidades referência em inovação, é o caso da Universidade West Virginia (WVU), dos Estados Unidos, instituição com que a Satc firmou parceria e desenvolverá projetos de Pesquisa e Desenvolvimento nos próximos anos.

“É uma parceria com uma universidade de língua inglesa, o que já entra no nosso projeto do ensino de inglês, para a intercionalização do nosso aluno, sempre buscamos parcerias que tragam inovação. Essa é a primeira de muitas que virão, focando no projeto Satc 2030”, conta o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

O elo entre as duas instituições vai além da parceria, já que a região de West Virginia também é muito voltada a mineração de carvão, o que abre espaço para parcerias também nas áreas de Engenharia de Minas e outras partes de mineração. “É uma universidade extremamente importante, com muita relação com o carvão na parte de pesquisa e, inclusive tem parceria com o Laboratório Nacional de Energia dos Estados Unidos (NETL), com quem também temos projeto em conjunto”, explica Zancan. 

Outro fator, ressaltado pelo diretor executivo, é a área automotiva. “A WVU é reconhecida nos Estados Unidos como uma das melhores universidades desta área e isso vai ao encontro do projeto de mobilidade elétrica da SATC, sendo foco de projetos inovadores neste segmento que cresce exponencialmente”, reitera.

De acordo com o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira, essa é uma parceria que abre muitas possibilidades. “É uma universidade muito importante e que nos deixa um leque de possibilidades, inclusive acadêmicas, de parcerias futuras. O estilo deles casa muito com as nossas atividades”, ressalta.

Parceria já em andamento

Com pesquisas voltadas a área da tecnologia de Captura e Armazenamento de CO2, professores de West Virginia estiveram na Satc, onde ministraram um curso para os pesquisadores.

“As parcerias estão firmadas em alguns temas principais, como desenvolvimento de tecnologias e realização de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias limpas, como gasificação, combustão e captura de CO2. Essas são algumas das tecnologias que a gente vai estudar em parceria com eles. Além dos cursos de capacitação, treinamentos e intercâmbios, que estão entre as atividades previstas”, explica o engenheiro Thiago Aquino, coordenador do projeto de captura de CO2 da Satc.

No próximo mês, dois pesquisadores da Satc irão para os Estados Unidos, onde ficarão um mês em treinamento. “Um dos nossos maiores interesses é fazer, em parceria com eles, a simulação da planta piloto de captura de CO2 aqui da Satc. Esse é o começo de uma série de intercâmbios que devemos ter, entre alunos, professores e pesquisadores, tanto nossos indo para lá, quanto eles vindo para a Satc”.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO  

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal