• Com a chegada do dia dos Pais Procon alerta na hora de comprar presentes

Com a chegada do dia dos Pais Procon alerta na hora de comprar presentes

03 Ago, 2021 17:24:58 - Economia

Içara (SC)

No próximo domingo, dia 8, é celebrado o Dia dos Pais. Conforme uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), a data deve gerar um importante crescimento nas vendas do comércio catarinense. O incremento esperado é de 4,5% no período, em relação a 2020. Pensando em evitar problemas posteriores à compra do presente dos pais, o Procon de Içara listou algumas dicas para não cair em situações indesejadas.

“A primeira coisa que falamos para os nossos consumidores é: faça uma pesquisa de preço. Pesquise o mesmo produto em diversas lojas, observando sempre a qualidade do mesmo. Alguns possuem as melhores condições de pagamento, mas é preciso observar o percentual de juros cobrados pelo parcelamento”, conta o coordenador do Procon de Içara, Renato Novelli.

Outra orientação que chega até os consumidores é que se atente ao presente que está comprando. “Nunca deixe de conferir o produto adquirido antes de assinar o recebimento e retirar a mercadoria da loja. Estamos recebendo casos aqui no Procon de pessoas que retiraram a caixa lacrada dos estabelecimentos e quando chegaram em casa o produto estava danificado. Então é necessário abrir e conferir. Quando o consumidor retirar o produto danificado da loja, não terá o direito de troca, somente terá direito a assistência técnica, caso o defeito seja constatado de fábrica”, lembra.

A solicitação de nota fiscal e de certificado de garantia é primordial. “Em algumas lojas a nota fiscal também é o certificado de garantia, é sempre bom perguntar. Ter esse documento em mãos ajuda a evitar aborrecimentos futuros, caso seu produto apresente defeitos. Com ele você pode usufruir da assistência técnica, conforme consta no Código de Defesa do Consumidor”, revela Novelli.

Segundo o levantamento da FCDL/SC, a pesquisa de expectativa de vendas para a data foi realizada com os comerciantes de empresas que atuam no varejo nas 20 cidades com maior potencial de consumo de Santa Catarina. O tíquete médio previsto para a data deve variar entre R$ 101 e R$ 150 reais.

Em Içara o comércio vai funcionar até às 20h na sexta-feira, dia 6, já no sábado, dia 7, as lojas ficam abertas até às 17h. “As datas comemorativas movimentam muito a economia. Prestigiando o comércio local estaremos contribuindo para o fortalecimento do nosso comércio e o desenvolvimento da nossa cidade”, completa o coordenador.

Ainda segundo a pesquisa, os presentes mais procurados são itens de vestuário e calçados (34,3%), acessórios e perfumes (20,7%), seguidos de cosméticos (13%). Segundo os consultados, 57% dos clientes deverão fazer as compras com cartão de crédito e 19,2% optarão pelo crediário.

Para 52,3% dos comerciantes, o comportamento dos consumidores mudou desde o início das restrições. Enquanto 50,3% dos estabelecimentos atendem apenas de forma presencial, 47,2% das lojas se adequaram ao sistema híbrido, com pontos de venda físicos e on-line.

Com intuito de evitar problemas, o consumidor pode checar a reputação das lojas na plataforma www.consumidor.gov.br. Caso tenha algum outro contratempo, na compra de produtos/serviços, e não consiga resolver diretamente com o lojista, o consumidor pode procurar o Procon para registrar sua reclamação. Em Içara o Procon está localizado na Praça Presidente João Goulart, nº 120, dentro do Paço Municipal.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE