• COLUNA DO MASO NYETTO - Dia 30 de março de 2020

COLUNA DO MASO NYETTO - Dia 30 de março de 2020

30 Mar, 2020 15:45:00 - Colunistas

Frase: "É uma gestão que se sustenta nas lajotas do Governo Federal e ainda com contrapartida financiada. Ele não tem um único projeto com recurso próprio". Dalvania Cardoso (PP), pré-candidata a prefeita de Içara(SC),sobre a Administração de Murialdo Canto Gastaldon (MDB) e Sandro Giassi Serafin (MDB),em 2016

As pessoas

ao invés de se unirem,mostrarem solidariedade e compaixão neste momento que o mundo está sendo contaminado pelo coronavírus -covid-19, estão se digladiando numa disputa eleitoral nas redes sociais, entre bolsonaristas (direita) e lulistas (esquerda) ou quem é a favor ou contra o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

De tudo que vi, li e ouvi, percebo que a cada hora o vírus avança, os discursos das autoridades políticas estão indo no mesmo sentido dos especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que todos se isolem nas casas. Mas infelizmente, o presidente da República está indo na contramão, pedindo que todos voltem ao trabalho,caso contrário vai dar uma epidemia na economia. Mostrando ser irresponsável, em momento de quarentena, saiu na rua no último domingo (29/3), para conversar com populares em Brasília (DF). Ele faz do Brasil uma empresa dele e dos filhos, mesmo sabendo que está presidente e que a qualquer momento pode sofrer impeachment

Todo cuidado é pouco pois não sabemos qual será a resistência do organismo no combate aoCovid-19. Portanto, todos em casa, pois não temos sete vidas, que nem os gatos. Se perdemos o emprego, arrumamos outro, caso a empresa venha a falir terá tempo para se recuperar (a economia é mundial), mesmo com dificuldades, mas em caso de morte, a vida é uma só e não tem volta depois de cometer uma burrice. E reconhecer o erro é sabedoria.

Esperamos que depois da passagem da pandemia, fique alguns aprendizados pra raça humana, que a vida é mais importante que o dinheiro. Quem tomou a decisão de preservar a vida foi responsável, mesmo com opiniões contrárias, enquanto o omisso vai sofrer o ostracismo, "queimar a língua" e não conseguirá se eleger nem para síndico de condomínio.

Essa pandemia não é uma gripezinha qualquer e não tem lado, portanto, todos em casa, durante a quarentena ou o tempo necessário para evitar o contágio. Sejamos sensatos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

e o Sindicato dos Comerciantes de Içara (SC) elaboraram uma correspondência conjunta ao Governo do Estado de Santa Catarina nesta segunda-feira (30/3). A intenção com o documento é apresentar a reivindicação pela abertura urgente do setor na cidade conforme o prazo anteriormente delimitado no Plano Estratégico, ou seja, que o comércio possa reabrir a partir de 1° de abril com os devidos cuidados que forem necessários. “Com pandemia, tudo é essencial, pois se uma loja não abrir, por certo uma grande cadeia diretamente ligada não receberá tais, como exemplo, citamos três dentre centenas de partes afetadas: órgão público não terá a mesma arrecadação para a administração de suas obrigações; o empregado formal não terá a total remuneração de costume e necessária para comprar os alimentos para a família; o empresário que não tiver garantia real para oferecer ao banco não terá faturamento para pagar o aluguel do imóvel e demais obrigações”, comunica.

Em Içara(SC), tudo é possível, parece que a cidade faz parte de outro planeta. Todo cuidado é pouco pois não sabemos qual será a resistência do organismo no combate aoCovid-19. Portanto, todos em casa, pois não temos sete vidas, que nem os gatos. Se perdemos o emprego, arrumamos outro, caso a empresa venha a falir terá tempo para se recuperar (a economia é mundial), mesmo com dificuldades, mas em caso de morte, a vida é uma só e não tem volta depois de cometer uma burrice. E reconhecer o erro é sabedoria. Parece que a CDLe o Sindilojas, diga-se patrões e não funcionários, estão mais preocupados no ter do que o ser. 

Hospital São Donato (HSD)

tem atualmente dois leitos de isolamento ocupados para atendimento ou averiguação de coronavírus. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está um homem de Braço do Norte (SC), de 32 anos, com o diagnóstico positivo e uma mulher residente em Imbituba (SC), de 52 anos, com o resultado ainda não concluído. Ambos estão sob ventilação mecânica.

Em Santa Catarina

o número de pacientes com coronavírus chegou a 197 e uma morte segundo o boletim divulgado no último domingo (29/3) pelo Governo do Estado. Enquanto no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, já são 4.579 infectados pelo coronavírus e 159 mortes.

O Covid-19) já matou 33.106 pessoas no mundo

e conta com 693.224 infectados informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) e nas últimas 24 horas, 66 mil novas pessoas foram contaminadas pelo vírus Sars-Cov-2. 

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

contará com o reforço dos vereadores Valdelir Da Rolt e Márcio Dalmolin. A ampliação da sigla foi comunicada pela executiva municipal do Partido Social Democrático (PSD), sigla até então vinculados, nesta segunda-feira (29/3), três dias após o Partido Progressista perder Silvia Mendes, a Marreca, para o ninho tucano de Içara (SC).

Vereador Alex Ferreira Michels

foi escolhido pela executiva municipal pré-candidato a prefeito de Içara (SC) do Partido Social Democrático (PSD). Ele disputava o espaço com o vereador Valdelir Da Rolt (ex-secretário de Agricultura) e também com o empresário Anselmo Freitas, presidente da sigla. O PSD é coligado atualmente com a base do Governo Municipal, encabeçada pelo MDB com a participação ainda do PCdoB, PSDB, PSC, PDT, PT e PRP.

Prefeito Murialdo Gastaldon

que não esconde de ninguém preferência por Michels, do PSD, ao invés de Arnaldo Lodetti Júnior e Sandro Giassi Serafim, que são do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sigla que se filiou após deixar o Partido dos Trabalhadores (PT) em 2016. O tempo vai dizer se é fake news.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE