• Coluna de Maso Nyetto - 8 de dezembro/2016

Coluna de Maso Nyetto - 8 de dezembro/2016

08 Dez, 2016 14:31:29 - Colunistas

“Bom dia, prefeito, o PSC continua aguardando o dia e a hora de nossa reunião, após a campanha (ocorrida em 2 de outubro). Por favor, nos retorne com a data”. Comentário no Facebook do Pastor Lauro Neto Costa, presidente do Partido Social Cristão, que apoiou a coligação Juntos Por Içara, encabeçada pelo Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin, ambos do PMDB e reeleitos em 2 de outubro.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara (SC)

tem como objetivo a criação do Observatório Social na cidade e o primeiro passo foi dado com a apresentação do modelo, iniciado em Maringá (PR), através do Observatório Social Criciúma.

"Temos pessoas com lisura para isso. Vamos apoiar a criação. E acredito que os agentes políticos do bem também darão respaldo com a intenção de que errem menos", comenta o presidente Paulo Roberto Brígido, que desde já convida os cidadãos interessados

"Existem 110 observatórios ativos em todo o país e um número grande em fase de gestação. Formamos uma rede com metodologia padronizada", aponta o coordenador da única entidade deste tipo na Região Carbonífera, Sinésio Volpato.

Em Criciúma, o orçamento é de aproximadamente R$ 12 mil ao mês. A atuação começou pelas licitações, além disso, avançou à fiscalização das obras, acompanhamento da educação, saúde, gestão e serviços.

"A população é nossa aliada. Precisamos traduzir o que está escondido. Entretanto, ainda temos como lacuna o acompanhamento dos projetos de lei que as vezes são protocolados horas antes de serem votados", ressalta. Ele acrescenta que as inconsistências encontradas e as observações consideradas necessárias para o bom funcionamento da estrutura pública são enviadas para cada órgão diretamente responsável. Somente os casos sem resolutividade são levados ao Ministério Público ou Judiciário.

Em Içara (SC) é necessária a criação do observatório para auxiliar o Governo Ficha Limpa a andar nos trilhos.

A sindicância instaurada 
pelo Poder Executivo deverá apurar calúnias da servidora Pedra Silvano (ex-secretária de Administração na Gestão de Gentil Dory da Luz) contra o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB) encerra dia 16, mas, parece que vai ficar por isso mesmo. Pedra, se comentou alguma coisa, deve ter provas. Tive informações de que as denúncias estão no Ministério Público. É esperar para saber.

Pedra Silvano é concursada para dar aula e está lotada na Escola Ângelo Zanelatto, no Bairro Primeiro de Maio.

Estou aguardando
até o hoje a explicação do Governo Ficha Limpa sobre uma ação trabalhista contra o Samae (tem mais de uma), em que o procurador do município, Walterney Ré-us, que me caluniou de usar a vilania por falar a verdade, é um dos advogados do funcionário no processo. Pelo menos o no-me dele está na procuração.

Vilania: Atos e atitudes contrárias à é-tica e a moral, pessoas praticantes de modos contrários à educação, com nítidos interesses particulares, egoísticos em detrimento aos bons costumes.

Içara (SC) e Balneário Rincão (SC) e mais 76 municípios de SC
ganharam reforço na frota da saúde com novas ambulâncias, nesta quarta-feira (7/12). A entrega dos investimentos avaliados em R$ 10,9 milhões foi acompanhada em Florianópolis pelo presidente do PSD de Içara, José Zanolli, além dos vereadores do PSD, Alex Michels, Márcio Dalmolim e Valdelir Da Rolt.. “Esse é um tipo de equipamento que roda 24h por dia, por isso precisa ser constantemente renovado para garantir a segurança dos pacientes e de toda a equipe de atendimento”, coloca o governador Raimundo Colombo (PSD). Segundo o secretário de Saúde, João Paulo Kleinübing (que é deputado federal do PSD), as ambulâncias estão completamente equipadas para começar a operar de imediato.

Frase
“Já estou processando o Moro e um delegado da PF. Não vou sair do país, nunca vou me exilar. Um dia, quem vai querer se exilar desse país é quem está contando todas essas mentiras sobre mim”. (Ex-presidente Lula da Silva-PT, sobre a Operação Lava Jato).

Içara (SC) - A Administração Municipal de Içara (SC) colocou novamente para janeiro o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para os carnês deste ano a data para pagamento em cota única ou da primeira parcela será no dia 20 do mês, com desconto de 10% ou parcelamento em até cinco pagamentos. 

Brasília (DF) - A queda de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre de 2016 ante os três meses anteriores é mais uma prova de que o governo de Michel Temer não trouxe estabilidade para o País. O resultado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o crescimento da recessão no Brasil.

Brasília (DF) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) está entre as testemunhas de defesa da ação da Operação Lava Jato contra Lula da Silva (PT), que corre na Justiça federal do Paraná. O tucano irá depor em 9 de fevereiro, por videoconferência, a pedido da defesa de Paulo Okamoto, um dos réus no processo de Lula.


TEXTO: MASO

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE