• Coluna de Maso Nyetto - 7 de maio/2019

Coluna de Maso Nyetto - 7 de maio/2019

07 Mai, 2019 09:00:31 - Colunistas

 “O MDB não é uma onda, é um partido com história, com conquistas e que passa por um momento de reflexão. Sou o deputado dos pequenos municípios e conheço bem a realidade do nosso Estado. O MDB precisa retomar o poder e esta conquista passa por cada um de nós”.  Deputado federal Celso Maldaner (MDB).

A Executiva Municipal do PMDB de Içara (SC)


apresentou na última sexta-feira (3/5) sete pré-candidatos à eleição majoritária de 2020. Cada um dos postulantes fez a defesa do nome e agora deverá buscar apoio e fortalecimento para garantir vaga na disputa eleitoral.

Além do vice-prefeito e presidente do partido, Sandro Giassi Serafin,  colocaram-se a disposição da sigla os vereadores Márcio Realdo Toretti, Antônio de Melo e Geraldo Baldissera, além dos secretários municipais Arnaldo Lodetti Júnior e Jaqueline dos Santos. O gerente operacional da Cooperaliança, Fernando Mazzuchetti, também está no páreo.

Além do MDB, o PSD (Alex Michels, PP (Dalvania Cardoso) e PDT (Joelson Cardoso) já tem pré-candidatos para 2020.

A direção 


do Hospital São Donato (HSD) segue aguardando um contato do Governo do Estado para discutir o pagamento dos atrasados para a maternidade.

"Por enquanto não teve novidade. Em Rio do Sul não conseguimos discutir isso com o secretário (Helton de Souza Zeferino). Mas essa questão da maternidade já tem desdobramentos. Sem o dinheiro não pagamos os impostos e neste momento já estamos sem as negativas. Estou muito preocupado com essa situação", explica o diretor administrativo Júlio César de Lucca.

O ex-presidente

Lula da Silva (PT/SP) afirmou, em entrevista ao blog do jornalista Kennedy Alencar, que aceitará apresentar um pedido de detração para obter a progressão de regime e deixar a cela especial que ocupa na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (SC). “Eu quero ir para casa”, afirmou o petista.

Segundo a Folha de São Paulo o petista   é réu em oito processos.  Lavagem de dinheiro; quadrilhão do PT,  triplex Guarujá (SP), já recebeu condenação; sítio de Atibaia (SP); Instituto Lula; Operação Janus; Propina da Odebrecht; Operação Zelotes e Operação Zelotes (2).

Em breve estarão soltos o ex-governador Sérgio Cabral (MDB-RJ), o ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), o empresário Marcelo Odebrecht, e outros mais condenados na Operação Lava Jato.

O ex-ministro José Dirceu (PT-SP) está em prisão domiciliar desde 26 de junho de 2018, por solicitação do STF.

A progressão de carreira

de agente administrativo, agente de atividades complementares, técnico de computação, operador de computação gráfica e topógrafo por nova titulação prevista em lei municipal é inconstitucional. Segundo os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, a medida transpõe cargos de nível fundamental e médio em nível superior sem a exigência de prévio concurso público. A decisão do plenário do TCE impõe à Prefeitura de Içara 90 dias para anular todos os atos decorrentes dos artigos 4º, 5º, 6º, 7º e 8º da Lei Municipal 3.420/2017. O prazo vence em 30 de maio deste ano.

A Vigilância Sanitária de Içara 

está atendendo em novo endereço, situado na esquina das Ruas Quinze de Novembro e João Menegaro, anexo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O horário de funcionamento permanece das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é 3431 3583.

O Instituto Pasteur

confirmou o diagnóstico laboratorial de raiva para o óbito de uma paciente de 58 anos, residente em área rural de Gravatal (SC), no último sábado (4/5).  Santa Catarina não registrava casos de raiva em humanos desde 1981. Todo cuidado é pouco.

Frase

“Temos coisa muito mais importante para discutir no Brasil. Aqueles que porventura não tenham tato político estão pagando o preço junto à mídia. Não existe grupo de militares nem grupo de Olavos aqui, tudo é um time só”. (Presidente Jair Bolsonaro/PSL/RJ comentou que não existe embate entre o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, e o escritor Olavo de Carvalho). 

Outras Notícias

Florianópolis (SC) -  O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina irá operacionalizar as eleições dos conselheiros tutelares no estado,  em 6 de outubro. Os 295 municípios serão atendidos com urnas eletrônicas e de lona, suporte operacional e treinamento de técnicos para atuarem no dia da votação.

Brasília (DF) -  A juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal em Brasília (DF), determinou a suspensão da licitação na qual o Supremo determinou compra de bebidas, entre elas vinhos, e refeições, incluindo lagosta. A licitação  prevê fornecimento de refeições, no valor total de R$ 1,13 milhão.

Rio de Janeiro (RJ) - O Ministério Público do Rio de Janeiro encontrou nas contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) dois carros antigos. E não há indícios de que ele comprava e vendia carros, como alegou para justificar a movimentação atípica de R$ 1,2 milhão.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança