• Coluna de Maso Nyetto - 5 de julho/2019

Coluna de Maso Nyetto - 5 de julho/2019

05 Jul, 2019 10:53:45 - Colunistas

 “Esta é a uma administração que vive do projeto das lajotas. Um projeto da administração passada. Mas, no mais, vive de expectativas. O atual prefeito é muito eloquente, tem uma oratória excelente, mas a cidade não precisa de um Silvio Santos, precisa de um gestor”. Dalvânia Cardoso, candidata do Partido Progressista a prefeita de Içara (SC), sobre o prefeito Murialdo Gastaldon (PMDB), nas eleições de 2016.

O cadastramento biométrico 


é obrigatório para todos os eleitores e, em alguns casos, foi estipulado prazo para conclusão dos trabalhos. Nos municípios pertencentes a 79ª Zona Eleitoral, o percentual de eleitores cadastrados ainda é muito baixo. “Dessa forma, solicita-se a colaboração para que seja dada ampla divulgação aos eleitores quanto à necessidade de realização de tal procedimento com a maior brevidade possível. Temos por objetivo diminuir as longas filas que, por certo, serão formadas nos dias que antecedem os prazos finais”, ressalta Marcos Antônio da Silva Moraes, chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral de Içara.

Até o momento, em Içara (SC), dos 39.746 eleitores apenas 16.593 (41,75%) realizaram a biometria, enquanto em Balneário Rincão (SC), dos 10.943 eleitores, somente 3.542 (32,37%), estão cadastrados biometricamente. O Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta das 12h às 19h. Agende um horário.

Em Balneário Rincão (SC) o posto de atendimento está localizado na avenida Leoberto Leal, s/n, Centro, próximo ao Posto Tunoko.

Rápidas

* Com o objetivo de promover a integração do Poder Legislativo com a comunidade, a Câmara de Içara(SC) estará realizando sessões itinerantes nos Bairros Esplanada, Presidente Vargas, Vila Nova e Boa Vista. A primeira sessão itinerante será dia 16 de julho, no Centro Comunitário de Esplanada, com início às 19h.

* Um projeto de lei foi protocolado na Câmara Municipal propondo que o horário das propagandas em veículos de som passe das 8h30min às 12h e das 13h30min às 20h, com intervalo de uma hora ao meio dia. Atualmente o funcionamento ocorre das 8h às 19h de segunda a sexta-feira e das 8h às 13h aos sábados

* A jornalista Kênia Pacheco foi exonerada da assessoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. A demissão aconteceu um dia após o marido dela, Altair Magagnin, realizar uma reportagem apontando investigações de supostas ilegalidades envolvendo familiares do secretário de Estado do Desenvolvimento, Lucas Esmeraldino.

*O prefeito de Balneário Rincão (SC), Jairo Custódio esteve reunido com o chefe do Executivo de Araranguá (SC), Mariano Mazzuco (PP) para discutir possível anexação de uma parte de Barra Velha pertencente ao município de Araranguá para Rincão. Deve ocorrer m convênio entre os municípios.

* A variedade econômica de Içara vai ser exposta na 19ª Feira da Indústria e Comércio, neste ano, de 2 a 7 de agosto. O evento paralelo a Festa de São Donato acontecerá no Centro Multiuso da Escola Professora Salete dos Santos com 45 espaços para empresas e entidades principalmente da cidade. 

* Na próxima segunda-feira, 8 de julho, se encerra o prazo para os eleitores que pretendem votar nas eleições dos conselhos tutelares regularizarem a situação perante a Justiça Eleitoral. Isso significa que, aqueles que, após tal data, estiverem com qualquer pendência eleitoral, não poderão participar das eleições.

* O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou a Carta Capital que mantém a posição defendida em nota, em que recomenda o afastamento dos envolvidos nos vazamentos noticiados pelo site The Intercept Brasil. Os citados são o ministro Sérgio Moro e o procurador federal Deltan Dallagnol.

* Gilmar Bonifácio, critico ativo do Governo Bolsonaro, repassou informações de que o PT não é o pratico mais corrupto do Brasil e sim o DEM com 69 políticos envolvidos, seguido do MDB com 66. Já o PSDB tem 58 na operação lava jato e outras. Enquanto o PT tem apenas 10 políticos envolvidos em corrupção.

* Por 14 votos favoráveis e apenas um contrário, os vereadores de Içara (SC) aprovaram o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) referentes às contas do exercício de 2017. Como o voto é secreto não é possível saber que foi contrário.

Será que foi do PP ou do MDB? Alguém sabe me dizer?

Frase

“Mais uma falha de segurança. Seria bom a segurança do presidente ficar mais atenta”. (Vereador Carlos Bolsonaro (PSC/RJ), filho do meio do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL/RJ), usou as redes sociais para criticar a equipe de segurança que estava presente no evento, onde empresário Sadi Paulo Castiel Gitz, da indústria de cerâmica Escurial, cometeu suicídio, sem lamentar a morte).

Criciúma (SC) - Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec aprovaram a criação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário. O protocolo de intenções foi apresentado aos prefeitos e agora segue para as procuradorias de cada município. O projeto tem que ser aprovado pelas Câmaras Municipais.

Laguna (SC) -  Um ex-prefeito de Laguna (SC), que exerceu mandato entre 2013 e 2016, e um ex-secretário de Obras e Saneamento foram condenados em ação civil pública, por improbidade  administrativa, pelo juízo da comarca. O prefeito teria nomeado o secretário para o cargo, em janeiro de 2013, porém ele possuía restrição para assumir a pasta.

Campo Erê (SC) - O Ministério Público Eleitoral obteve a condenação de nove pessoas pelos crimes de corrupção eleitoral, transporte irregular de eleitores, falsidade ideológica e uso de documento falso, durante as eleições suplementares de 2013 em Campo Erê (SC). As penas  chegam a seis anos e oito meses de reclusão. Não cabe recurso.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança