• Coluna de Maso Nyetto - 4 de julho/2019

Coluna de Maso Nyetto - 4 de julho/2019

05 Jul, 2019 09:31:17 - Colunistas

“Içara tem orgulho de ser escolhida por uma empresa tão grande e com um futuro cada vez mais promissor”. Vereador Pedro Mazzuchetti (MDB), sobre a Librelato S/A Implementos Rodoviários, que recebeu uma homenagem da Câmara Legislativa Municipal pelos 50 anos de fundação.

Um plano para redução de custos no Legislativo de Içara (SC)


deve ser apresentado ainda este mês pela mesa diretora da Câmara Municipal. De acordo com o presidente, Rodrigues Mendes (MDB), além da prestação de contas sobre a revisão dos contratos, a proposta inclui a com-pra da sede, atualmente, locada por R$ 22 mil ao mês. Com o investimento no local já ocupado pelo Poder Legislativo não será necessário gastar então com obras para a entrega das salas, nem para a adaptação de uma nova estrutura. 

“O Tribunal de Contas do Estado já deu parecer favorável à compra. Agora vamos precisar da avaliação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e formaremos também uma comissão com entidades da cidade para acompanhamento”, ressalta. 

Conforme o presidente, nenhuma negociação oficial foi aberta com o proprietário do prédio. Mas a proposta é quitar o valor com o valor das sobras do duodécimo até 2021.

“O Observatório Social nos requisitou medidas para a redução dos custos e estamos trabalhando na conclusão”, completa. A diminuição do salário de vereadores e assessores, contudo, não é uma alternativa atualmente considerada pelo Legislativo, nem a destinação das sobras para o Hospital São Donato, conforme sugerido pela entidade, junto com a equiparação dos salários dos vereadores com professores pós-graduados e, no caso dos assessores, com 60% do valor.

Vereador Flávio Felisberto (MDB)

aponta melhorias para prática esportiva nas escolas. O esporte é importante para a saúde e educação, sendo uma ferramenta pedagógica, que contribui com o aprendizado dos alunos. E para aproveitar os benefícios do esporte, Felisberto solicitou ao prefeito, melhorias nos ginásios das Escolas  Maria Arlete Lodetti, em Raichaski, e Quintino Rizzieri, instalada no Bairro Jardim Elizabete, em Içara (SC). 

Segundo o vereador o ginásio da Escola Maria Arlete Lodetti possui mais de 20 anos, e com o passar do tempo foram realizados obras paliativas, sendo que um dos maiores problemas está nas calhas do telhado, que foram instaladas na parte interna das paredes.

“Com as águas das chuvas

vem também folhas de árvores para dentro das calhas, que acabam entupindo o encanamento, causando infiltrações e prejudicando a prática esportiva. Sendo preciso mudar o sistema para a parte externa da parede, até para facilitar uma provável manutenção”, explicou o vereador. 

Felisberto também solicitou a necessidade de fechar as paredes laterais do ginásio da Escola Quintino Rizzieri. “Esse ginásio é um modelo federal onde as laterais são abertas. Como existe um campo de areia bem próximo, o material acaba invadindo a quadra esportiva dificultando as aulas. Além de evitar ações de vândalos nos finais de semana, que acabam causando prejuízo para o município”, finalizou Felisberto.

Frase

“O presidente não têm mais o que esperar. Tem que afastar. Reitero o que falei. Acho que tinha que ter afastado lá atrás. E falo isso respeitosamente ao presidente, ao ministro. Pode ser que seja inocente, que seja tudo um mal-entendido, mas o público tem de ser preservado”. (Deputado estadual Janaina Paschoal (PSL-SP), demissão imediata do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio). 

Florianópolis (SC) - O Governo Carlos Moisés encaminhou para à Assembleia Legislativa projeto de lei para para análise dos benefícios a serem convalidados. O Comitê de Defesa da Produtividade da Economia Catarinense, que reúne mais de 20 entidades empresariais, alerta que benefícios  cortados vai gerar crise na economia do Estado. 

Florianópolis (SC) - A Federação Catarinense de Municípios inicia os primeiros encontros com o tema “Impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses”. O debate tem como objetivo esclarecer o que está tramitando em Brasília (DF), trazer o tema para a pauta e mostrar que os municípios vão ficar ainda mais fragilizados.

Brasília (DF) - A visita do Ministro da Justiça Sérgio Moro a Santa Catarina, que seria realizada no dia 12 de julho, será transferida. O pedido foi confirmado através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao Deputado Federal Daniel Freitas (PSL), que fez o convite para Moro cumprir agenda em Florianópolis (SC) e em Criciúma (SC).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança