• Coluna de Maso Nyetto - 31 de agosto/2017

Coluna de Maso Nyetto - 31 de agosto/2017

31 Ago, 2017 09:57:39 - Colunistas

“Estando de acordo com todas as análises da Aresc e a documentação, fica a ETE autorizada o funcionamento, e posteriormente a cobrança dos serviços de tratamento de esgoto”. Vereador Márcio Dalmolim (PSD), presidente da comissão temporária do Legislativo sobre o esgoto sanitário.

Ex-prefeito e presidente do PMDB Gentil da Luz

ciente de que não terá o apoio de Jorge Rodrigues, o JR, presidente da Cooperaliança, e tão pouco do prefeito Murialdo Gastaldon, ambos do PMDB, ele não tem medido esforços para visitar lideranças de Içara (SC) e região em busca de apoio para a candidatura a presidente do conselho administrativo da concessionária de energia elétrica.

Recebi a informação de que os candidatos a vereadores, antes da eleição de 2016, assinaram um documento se comprometendo em apoiá-lo, caso Gentil não fosse candidato ao Legislativo. Os membros do Diretório também protocolaram a assinatura. Ele cumpriu a sua parte, agora espera a reciprocidade.

O empresário Adilton Tramontim, ex-presidente do PMDB, afirmou que apoia a candidatura do ex-prefeito Gentil Dory da Luz.

Rápidas
* Os vereadores de Içara (SC) deveriam  protocolar um requerimento solicitando ao Executivo a programação cronológica de pagamento dos fornecedores de 2013 até agosto de 2017. Também quem são os credores da Administração.

* A medida é uma forma da Administração demostrar de forma transparente que os recursos públicos estão bem aplicados e também justificar corretamente a falta de dinheiro em caixa. Isso é ser Governo Ficha Limpa.

* Uma lista de Dez Mandamentos do Crediário e da Cobrança Eficaz serão apresentados em Içara (CDL) num workshop da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)  no dia 12 de setembro.

* O DNIT) não tem recursos para pavimentar dois trechos de vias laterais da BR-101 em Maracajá, que juntos somam pouco mais de dois quilômetros. A próxima operação a ser deflagrada será “Asfalto Preto” para checar os “desvios” na BR-101.

* Hospital São José recebe apoio de empresas de Criciúma (SC) para compra de equipamentos que vão contribuir no tratamento de pacientes oncológicos. Empresários de Içara (SC) deveriam seguir o exemplo e ajudar o Hospital São Donato.

* O presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP), e o pré-candidato do PSD ao governo, Gelson Merisio, lideram reunião política no Planalto Norte. Essa  coligação estadual para 2018 é um espelho para o próximo pleito em Içara (SC).

* O eleição para a definir o novo Conselho de Administração do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e de Balneário Rincão (Sindserpi) deve voltar à pauta somente no mês de outubro. O processo foi suspenso em julho. 

A liminar ingressada

no Ministério Público pelo advogado Vanderlei Zanetta contra a alienação de imóveis públicos de Içara (SC) foi negada na última terça-feira (29/8). 

A contrariedade ao leilão chegou a ter amparo na decisão do juiz Fernando Dal Bó Martins (foto) devido a legislação determinar concorrência. Mas o magistrado considerou que não houve prejuízo ao erário. As outras alegações apresentadas na ação popular, por vez, discorreram pelo indeferimento total.

Zanetta vai recorrer ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para obter a liminar na instância superior que impeça a venda dos dois imóveis.

O primeiro passo
para a consolidação dos direitos dos deficientes no planejamento público de Içara (SC) será realizado no encontro entre representantes do Poder Legislativo; da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social; além da Unesc. 

O encontro, proposto pela vereadora Edna Benedet da Silva (PC do B) acontecerá nessa quinta-feira (31/8), a partir das 17h45min, nas dependências da Câmara Municipal de Içara (SC).

Frase
“No que toca à denúncia ofertada no seio do Inq. 4.517/DF, cabe salientar que o Procurador-Geral da República, assim como qualquer membro do Ministério Público, goza de independência funcional que lhe confere autonomia para formar seu juízo acusatório, correto ou não”. (Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a denúncia do procurador-geral Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer). 

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - O secretário de Desenvolvimento Regional, João Rosa Filho Fabris foi homenageado  pelo Legislativo por meio de Moção de Aplauso pelo excelente desempenho à frente da Secretaria e pela biografia voltada ao desenvolvimento do Sul do Estado de Santa Catarina.

Florianópolis (SC) - Para setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) anuncia novos processos seletivos para 58 vagas em diversas áreas da Saúde nas cidades de Florianópolis, São José, Joinville, Ibirama e Lages. Dependendo do edital, as inscrições terminam em 1º, 5 ou 13 de setembro.

Brasília (DF) -  A Justiça Federal suspendeu o decreto do presidente Michel Temer (PMDB) que prevê a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), uma área de 47.000 metros quadrados na região da Amazônia, mais especificamente nos estados do Pará e Amapá.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
coopercocal