• Coluna de Maso Nyetto - 30 de maio/2019

Coluna de Maso Nyetto - 30 de maio/2019

30 Mai, 2019 09:29:38 - Colunistas

“Nesse período à frente dos trabalhos da Câmara, nosso compromisso foi seguir com os projetos e proposições apresentadas para votação, conduzindo as atividades legislativas”.  Vereador Pedro Mazzuchetti (MDB) e primeiro vice-presidente da mesa diretora, que conduziu os trabalhos na Câmara Municipal, devido a ausência do presidente Rodrigues Mendes (MDB), participante da comitiva em Lajes das Flores (Açores/Portugal).

O empresário Alexandre Brígido Fernandes


entregou o cargo de diretor da Câmara Municipal. Segundo ele, a decisão foi tomada em consequência da necessidade de se dedicar a empresa. “Foi uma experiência incrível estar no Legislativo, um ambiente adverso ao da iniciativa privada, mas também desafiador. Estarei à disposição para, em uma oportunidade futura, voltar a contribuir”, completa.

Fernandes assumiu o cargo em janeiro com a mudança da mesa diretora presidida por Rodrigues Mendes, o Sapinho (MDB). “Foi um grande parceiro nestes primeiros meses. Ele deixa a Câmara com muitos projetos encaminhados, como as sessões itinerantes”, indica o chefe do Poder Legislativo. Sapinho ainda coloca que o cargo ficará vago nos próximos dias. “Vamos definir alguém somente na próxima semana”, pontua.

Fernandes é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e nunca havia participado da vida pública, tendo uma carreira de sucesso na privada.

Vereador Antônio de Mello (MDB)

está propondo a transformação do antigo lixão de Içara (SC), na região de Rio dos Anjos e Poço Oito em um pólo tecno-lógico. "E dar para aquela região um destino mais nobre. Muita gente não lembra, mas aquela área já foi um lixão. A sugestão é que o governo realize um estudo sobre a viabilidade de transformar aquele espaço em um espaço para indústrias de tecnologia. A área pertence a Rio Deserto, mas pode ser adquirida. O acesso privilegiado pode tornar aquele espaço muito atrativo para investidores", afirma.

A Câmara de Içara 

irá realizar concurso público para  quadro de servidores efetivos, ainda neste ano. O presidente do Legislativo, vereador Rodrigues Mendes (MDB), o Sapinho, foi procurado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). 

O superintendente geral Marcelo Hirofumi Ito e a assessora Maria Luisa Bruciapaglia apresentaram os trabalhos de 40 anos da fundação, realizando concursos públicos em diversas cidades do país. A Fepese foi a responsável doo último concurso público do legislativo ocorrido em 2015.

A instalação de lâmpadas de 250w

e suportes (braço) de iluminação pública com três metros, e melhorias da rede elétrica da ICR-253, no Bairro Segunda Linha, em Içara (SC), foram indicados pelo vereador Alex Ferreira Michels (PSD). Para o parlamentar o intuito é melhorar a segurança na rodovia e fomentar o turismo religioso junto ao Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, que vem crescendo com os romeiros. “Em conversa com o presidente da Cooperaliança foi solicitado à formalização do pedido através de indicação. As novas lâmpadas serão o triplo de potência das luminárias atuais”, informou Michels.    

Ademir José Honorato (MDB)

foi à Tribuna do Poder Legislativo para cobrar do Governo de Criciúma (SC) a limpeza preventiva dos córregos na região da Quarta Linha. "Já vinhamos cobrando e pedindo isso e o trabalho não foi feito. Agora com a chuva forte de sexta-feira os problemas afloraram e por isso voltei a cobrar". Enquanto isso, aqui em Içara (SC), os vereadores se fazem de cego, mudo e surdo e não cobram do Executivo.

Os assuntos referentes ao PDP

(Plano Diretor Participativo) foram debatidos em mais uma reunião de estudos, proposto pela Comissão Temporária da Câmara Municipal de Acompanhamento, Avaliação e Tramitação. Nesta quarta(29) foram abor-dados assuntos sobre Liri e Presidente Vargas. Também é possível o cidadão encaminhar aos vereadores sugestões ao Plano Diretor, através do endereço eletrônico http://camaraica-ra.sc.gov.br/contato/PD.  

Outras Noticias 

Florianópolis (SC) - Deputado Jessé Lopes apresentou na Assembleia Legislativa, a Frente Parla-mentar de Combate a Corrupção. A frente cria um canal de comunicação com a sociedade que permite receber denúncias de possíveis casos de corrupção em qualquer nível da administração pública.

Curitiba (PR) - O juiz Ronaldo Guerra, da Vara de Corregedoria de Presídios de Curitiba (PR) autorizou a transferência do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB/RJ) para o presídio do Rio de Janeiro. O ex-deputado federal está preso desde 19 de outubro de 2016 no Complexo Médico Penal em Pinhais (PR).

Brasília (DF) - O Senado concluiu a aprovação do texto da Câmara que mandou o Coaf de volta para o Ministério da Economia, tirando o órgão de Sergio Moro. Dos 78 senadores presentes, 29 votaram contra e protestaram, segundo contagem anunciada ao final da sessão por Davi Alcolumbre (DEM/AP).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança