• Coluna de Maso Nyetto - 30 de julho/2019

Coluna de Maso Nyetto - 30 de julho/2019

30 Jul, 2019 09:34:25 - Colunistas

 “É um assunto que gera muita polêmica. Já fizemos reuniões com representantes de operadoras. Eles têm interesse em implantar as antenas, mas a legislação vigente hoje não permite. Então precisamos deste estudo para resolver esse assunto”. Vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polakinho, sobre a implantação de novas torres de telefonia celular no município.

Dalvania Cardoso


após um ano no cargo de secretária Municipal de Administração de Urussanga (SC), deixa a pasta para se dedicar a outros projetos. A pré-candidata a prefeita de Içara (SC), pelo Partido Progressista(PP), já exerceu funções nas prefeituras de Criciúma (SC), de Siderópolis (SC) e e de Morro da Fumaça (SC).

“Fui para Urussanga sabendo que seria por um tempo. Nunca tive fofas almofadas por onde passei, sempre trabalhei muito. Agradeço imensamente ao prefeito Gustavo (Cancelier). Trago Benedetta no coração. Vou assessorar as pautas importantes para o Senador Amin na região, como a reforma da previdência e a questão dos mineiros e dos professores de educação infantil e ensino fundamental, que precisam ser revistas, além claro, de focar no projeto Içara 2020”, coloca Dalvania Cardoso.

Na última eleição municipal, em 2016, Dalvania ficou em segundo lugar na disputa ao Poder Executivo. Com o candidato a vice-prefeito Sérgio Peruchi (PSB), receberam 10.484 (34,02%) votos. O prefeito Murialdo Gastadon (MDB) e o vice-prefeito Sandro Serafin (MDB) foram reeleitos com 18.991 (61,63%) votos.

Rápidas

* Projeto da Rua Coberta deve ser finalizado nos próximos dias. Assim que for concluído, o Governo deve iniciar o processo de licitação para a execução da obra. Por ora, a principal dúvida é relacionada ao local da obra.  Ou na Rua Duque ou em frente a Praça da Juventude.

* Os limites do município de Içara foram apresentados aos vereadores em reunião da comissão temporária de acompanhamento, avaliação e tramitação do Plano Diretor. A divisão entre os bairros também foram abordados no encontro com o secretário de Planejamento, Arnaldo Lodetti Júnior.

* A falta de identificação nas ruas acaba afetando vários setores, dentre eles os Correios e entregadores. Além disso, a ausência de placas que deveriam indicar nomes de ruas, também acaba dificultando as pessoas e motoristas em relação à localização. Por isso o vereador Duca Zata (PP) solicita ao Executivo a identificação nas ruas.

* Unesc e Hospital São Donato definiram a ampliação de parceria entre o hospital e o curso de Medicina da instituição."O aluno vai estar aprendendo e auxiliando no atendimento da população. Nossa meta é elevar essa parceria para uma residência médica., explica Júlio de Lucca, diretor administrativo do HSD.

* Com a instalação de um condomínio empresarial na comunidade de Esperança prestes a iniciar, o empenho da Prefeitura de Içara passa agora a pavimentação da rota Leste-Oeste até a Rodovia Mário Covas (BR-101). A obra está orçada em R$ 17 milhões. O valor foi anunciado pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL).

* A recuperação da Rua Santos Valvassori Bacis no Bairro Cristo Rei foi solicitada pela vereadora Silvia Mendes (PP), a Marreca, através de indicações ao presidente do Samae. As melhorias na pavimentação e calçada visam beneficiar a circulação de pedestres e veículos. Também solicitou os reparos na pavimentação de lajotas na Rua Chapecó.

*O vereador Higor Robetti sugeriu a instalação de placas e outdoors de boas-vindas e divulgação do município no bairro Esplanada, como uma forma de ampliar o desenvolvimento turístico de Içara. A proposta foi feita ao Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

* Os servidores da Câmara Municipal de Içara (SC) participaram do curso com o tema “O elemento humano como elo de comunicação”. A atividade foi aplicada na sede do legislativo içarense, nos dias 11 e 24 de julho, pela Data Business Consultoria e Treinamento, de Criciúma.

* O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, confirmou uma reunião com o diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio de Lucca. A data e o horário ainda não foram definidos, mas a reunião está confirmada.

Frase

“No meu entender isso teve transações pecuniárias. A intenção aí é sempre atingir a Lava Jato, atingir o Sergio Moro, a minha pessoa, tentar desqualificar e desgastar". (Presidente da República Jair Bolsonaro/PSL/RJ/, sobre a investigação em torno dos hackers, que invadiram celulares de autoridades, incluindo ele próprio e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro).

Outras Notícias

Brasília(DF) - O Partido dos Trabalha-dores (PT) entrou com um pedido de investigação contra o ministro da Justiça, Sergio Moro, na Procuradoria da República no Distrito Federal. A sigla defende que ele cometeu prevaricação e abuso de autoridade no processo eleitoral do ano passado. Além disso, o partido vai fazer também uma re-presentação ao Ministério Público Eleitoral. contra o ministro, que ocupou cargo de juiz da Operação Lava Jato, em Curitiba (PR).

Brasília (DF) -  A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, declarou que irá basear os pedidos nas mensagens divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo, em parceria com o site The Intercept Brasil, que mostram procuradores da Operação Lava Jato dizendo que Moro considerava a delação do ex-ministro Antonio Palocci “difícil de provar”. A delação de Palocci foi tornada pública por Moro no dia 1º de outubro de 2018, a seis dias do primeiro turno das eleições presidenciais. 

Criciúma(SC) - Está autorizado o início das obras da futura nova sede da Câmara de Vereadores de Criciúma (SC). A expectativa do presidente, Valmir Dagostin (PP), é de que a-inda este ano a transferência já seja realizada. "Vamos economizar, pelo me-nos, meio milhão por ano.”, ressalta o presidente do Poder Legislativo. 

Criciúma (SC) - A conclusão do relatório da Comissão de Inquérito do Criciumaprev foi lida em plenário na Sessão desta segunda-feira (29/7), pelo relator da Comissão, vereador Ademir Honorato (MDB). Instaurada em 16 de abril deste ano, pela resolução 009/2019, a CI apura possíveis irregularidades no sistema previdenciário. A votação será dia 5 de agosto.

Brasília (DF) - O presidente da Organização dos Advogados do Brasil (O-AB), Felipe Santa Cruz, vai interpelar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) no Supremo Tribunal Federal para esclarecimentos sobre as informações que diz ter a respeito da morte do pai, Fernando Santa Cruz, desaparecido na ditadura militar.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
coopercocal