• Coluna de Maso Nyetto - 3 de maio/2019

Coluna de Maso Nyetto - 3 de maio/2019

03 Mai, 2019 09:21:56 - Colunistas

“Para onde vão as mães no momento mais importante de suas vidas? Crianças precisam nascer. A conta não fecha. Um serviço que ao ser cortado vai provocar a superlotação em Criciúma”. Deputado estadual Ada Faraco De Luca (MDB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para defender a manutenção do convênio entre o Governo do Estado e a Maternidade do Hospital São Donato.

A criação da Galeria Lilás


espaço reservado para homenagear todas às mulheres eleitas para a Câmara Municipal de Içara foi sugerido pelo vereador Lauro Nogueira (PT), a Mesa Diretora do Poder Legislativo. A indicação foi protocolada em 30 de abril, em virtude da data ser celebrado o Dia Nacional da Mulher.

Segundo o vereador a proposta tem como objetivo homenagear as vereadoras que já exerceram o papel parlamentar na Casa, ou mesmo para as futuras mulheres que virão se eleger nas próximas eleições. “Além de exaltarmos aquelas que já obtiveram o êxito de representar a população no parlamento içarense. Esta galeria possa servir para motivar que mais mulheres participem das próximas eleições, se candidatando para aumentar a representação feminina”, frisou Nogueira. 

Para o parlamentar a mulher vem, ainda que de forma lenta e gradual, se afirmando na vida política partidária e institucional de Içara. “A atual representação feminina no parlamento içarense ainda é pequena, mas já é bem maior do que era até um passado bem recente”. A indicação será votada na próxima segunda-feira (6/5).

Em 56 anos de atividades da Câmara, apenas três mulheres foram eleitas: Iara Amândio Martinez/PP (11ª legislatura - 2005 a 2008), Edna Benedet da Silva/PC do B (13ª legislatura - 2013 a 2016) e atualmente e Silvia Mendes/PP (14ª legislatura – 2017 a 2020).

Mais uma turma de estudantes


do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael, localizada na Terceira Linha, em Içara (SC), estiveram conhecendo a estrutura da  Câmara Municipal e os trabalhos do Legislativo, bem como o funcionamento de uma sessão ordinária e o papel do vereador na sociedade. 

Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigues Mendes (MDB), o Sapinho, a visitação das escolas é fundamental para despertar e fortalecer o sentimento de cidadania entre os mais jovens. “É uma oportunidade que as crianças podem aprender um pouco mais sobre a rotina dos vereadores e dos trabalhos legislativos de um modo geral. A Câmara Municipal está aberta para todos”, comentou Sapinho. 

Rápidas

* Secretaria de Saúde de Balneário Rincão (SC) está realizando um mutirão de 80 ressonâncias magnéticas bancados pela Administração Municipal.

* Os eleitores  faltosos nos três últimos pleitos terão até 6 de maio para regularizara situação com a Justiça Eleitoral, ou poderão ter o título de eleitor cancelado.

* O cadastro biométrico em Içara (SC), que é obrigatório, foi realizado por 15.882 eleitores, de um montante de 40.354 (39,36%).

* Já em Balneário Rincão (SC) apenas 2.918 eleitores (26,58%) fizeram o cadastro, de um total de 10.977. 

* O Tribunal Regional Eleitoral de SC, preocupado com a possível reincidência de notícias falsas nas Eleições 2020, instituiu o Comitê Permanente da Internet.

Outras Notícias 

Criciúma (SC) - A primeira oitiva da Comissão de Inquérito do Poder Legislativo de Criciúma (SC), que tem como objetivo apurar possíveis irregularidades no Criciumaprev, já está agendada. Será na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, às 14h, no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade de Criciúma (SC).

Criciúma (SC) -  Cerca de 214 municípios de Santa Catarina, que contam com 436 médicos atendendo pelo Programa Mais Médicos, podem ter o atendimento da atenção básica à saúde prejudicado caso sejam aprova-das as novas medidas do Programa, conforme a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). 

São Paulo (SP) - "O governo que está levando à frente a agenda econômica de Michal Temer, com corte de direitos sociais, corte de direito trabalhista e corte de direitos previdenciários", disse Fernando Haddad, candidato derrotado à Presidência pelo PT em 2018,  durante ato do Dia do Trabalho em São Paulo (SP).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança