• Coluna de Maso Nyetto - 29 de novembro/2019

Coluna de Maso Nyetto - 29 de novembro/2019

03 Dez, 2019 08:31:31 - Colunistas

 “Quando pensei na criação do projeto Saúde na Praça o primeiro intuito foi proporcionar as mulheres içarenses o bem-estar e a saúde por meio das atividades físicas. Ver que elas estão em busca do cuidado, mesmo no período de férias, é gratificando e satisfatório, temos um grande número de mulheres vindas de todas as partes de Içara para participar das atividades”. Vereador Flávio Felisberto (MDB), professor de educação física e ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME).

A Associação Amigas do Peitos de Içara (Ampi)



realizou o lançamento do 7º calendário da entidade no dia 21 de novembro, na sede da Escola Especial Sonho Dourado (Apae). O preço do novo calendário continua R$ 10.

Os 1.000 calendários serão comercializados pelas voluntárias da Ampi, nos Supermercados, na Papelaria Matesc e Foto Axé. Nesta edição a Ampi teve o patrocínio do Castagneti Supermercados, Prime Clínica Médica, Magia Cosméticos, Sindserpi, Padaria e Confeitaria Vitória, Sicredi, Supermercado Moniari, Clinigastro e JS Loterias. Toda renda será revertida para o encaminhamento das mulheres içarenses com suspeita de Câncer de Mama, para diagnóstico e tratamento.

“Trabalhamos em parceria com a RFCC, URC e com o apoio da Secretaria da Saúde de Içara, assim conseguimos abranger um número bastante expressivo de atendimento. Tudo isso pode-se fazer, graças ao apoio da comunidade ao nosso projeto de trabalho. Seja você também nosso parceiro, adquirindo o calendário AMPI 2020”, comentou a professora aposentada Iede Cardoso dos Santos.

Vamos ajudar a Ampi e também a Rede Feminina de Combate ao Câncer que precisa de apoio financeiro para finalizar a construção da Casa Rosa.

A ideia de melhorar

a aprendizagem com alunos com deficiência visual fez com que o professor Josué Diehl, de Içara (SC), procurasse a Secretaria de Educação para viabilizar alguma ferramenta para auxiliar no ensino. Com isso, uma parceria com o  Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus de Criciúma (SC), fez com que o protótipo de uma régua para baixa visão fosse desenvolvido. 

Os trabalhos para o desenvolvimento do protótipo começaram há pouco mais de dois meses. “Esse é um projeto em que pesquisamos patente, não achamos nada parecido e a primeira ideia que tivemos foi pensar em desenvolver, na complexidade do projeto e hoje estamos apresentando”, explicou o professor do IFSC, Adilson Jair Cardoso, que junto ao estudante de engenharia mecatrônica, Paulo Henrique Teixeira Scariott, estiveram em Içara apresentando o modelo.

Motorista



estacionou na contra-mão o veículo, com placas de Florianópolis (SC), na última quarta-feira (27/11), em frente ao Setor de Trânsito, na Rua Altamiro Guimarães, no Centro de Içara (SC).

Esse tipo de infração é média e acumula quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16, com a possibilidade de remoção do veículo.

Frase

“Não nos falta nada, a vida é muito boa com a gente. Conseguimos fazer viagens nas férias e jantar bem com os amigos: Não estou reclamando, só quero que vocês entendam não é esse luxo. A gente não fica andando de iate e barco a toa, de jatinho, de primeira classe. A gente passa muito perrengue também”. (Eloísa Bolsonaro, esposa do deputado Eduardo Bolsonaro PSl).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE