• Coluna de Maso Nyetto - 29 de março/2018

Coluna de Maso Nyetto - 29 de março/2018

29 Mar, 2018 09:45:21 - Colunistas

 “Agradecemos ao deputado Ronaldo Benedet, que sempre está na nossa região deixando uma marca positiva. Agradeço também a equipe me acompanhou ao longo desses sete dias. Desejo ao Sandro que essa semana seja de muito trabalho e conquistas para nossa cidade”.  Presidente do Legislativo, vereador Alex Michels (PSD).

Com a finalidade de conhecer o sistema de distribuição de água

tratamento de esgoto, manutenção e tarifas cobradas, os vereadores que fazem parte da Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal de Içara (SC), estão realizando visitas em cidades que possuem o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O  contrato entre o município de Içara (SC) com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) expira neste ano. 

“Devemos conhecer outras alternativas para esse serviço em nossa cidade, essa é uma responsabilidade muito grande. Por isso a importância de realizar visitas em outros  municípios que administram esses serviços”, frisou o presidente da comissão, vereador Márcio Realdo Toretti (MDB). 

E nesta quarta-feira os parlamentares estiveram reunidos com o Diretor do Samae de Orleans (SC),  Fábio Echeli Bett, que explanou com a equipe como funciona a autarquia e os serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto, em atividades há mais de 30 anos na cidade. “O nosso sistema é mais barato, sendo com  lagoas e auxilio de algas, muito eficaz sem prejudicar o meio ambiente”, explicou o Chefe da ETE/ETA, Edi Horacio Paladini.

A tarifa de esgoto cobrado em Orleans é referente a 60% do valor pago pelo consumo de água. Para o vereador Antônio de Mello (MDB) o Samae está realizando um ótimo serviço. “O município possui uma estrutura muito boa em sua autarquia, com uma equipe muito competente. Seu planejamento de distribuição de água e tratamento do esgoto é eficaz”, afirmou Mello. “Orleans está bem à frente de nossa cidade, a primeira estação de tratamento foi inaugurada há 30 anos, sendo um grande exemplo para os municípios seguirem”, comentou vereador Pedro Mazzuchetti (MDB).  Também participaram da visita os vereadores Itamar da Silva (PP).

Os vereadores já estiveram em Sombrio (SC) e também em Orleans (SC), onde funcionam o Samae, e se depender do que viram a renovação será difícil.

A precariedade em que se encontras as ruas de Içara (SC)

tem sido noticiado constantemente pelo Jornal Içarense durante os cinco anos da Administração Municipal. As melhorias são poucas.

“Vergonha, esse é o estado das calçadas da Avenida Procópio Lima, na beira trilho, entre o Centro ao Bairro Tereza Cristina. Precisa de manutenção com urgência”, postou nas redes sociais o vereador Duca Zata (PP).

“E as minhas indicações não param. Solicitei mais melhorias nas ruas do nosso município. Desta vez no Bairro Nossa Senhora de Fátima solicitei que sejam retirados os suportes de ferro dos antigos redutores de velocidades e a recuperação das lajotas da Rua Jair Zanette. Já no Bairro Aurora, são várias indicações. Na Rua Joaquim Mendes foram retiradas as lajotas a duas semanas, os moradores têm dificuldades para entrar com  os carros nas garagens das casas e o prefeito não tem solução para o problema, pois nada é feito para melhorar”. Esses comentários são da vereadora Sílvia Mendes (PP), a Marreca,  que não vê sinalização de melhoras e não dá trégua a Administração Municipal, que é omissa.


Frase

“As pessoas estão muito assustadas, não é pra menos. Nós achamos isto algo inusitado, nunca esperávamos por este grau de violência. A violência contra a caravana vem crescendo, nós temos alertado as autoridades, eu particularmente falei algumas vezes com o ministro Raul Jungmann(...) O fato é que nós não temos proteção”. (Senadora e presidente nacional do PT, Gleici Hoffmann). 

Últimas NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) recebe nesta quinta-feira (29/3), às 9h, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que vai oficializar o repasse de recursos para a área da Saúde ao Estado no valor de R$ 100 milhões para atender a demanda em Santa Catarina.

Florianópolis (SC) - Para incentivar a competitividade e promover o agronegócio em Santa Catarina, o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) sancionou na última terça-feira (27/3), o decreto prorrogando a redução do ICMS para suínos vivos, erva-mate, alho e madeira serrada em bruto até 31 de março de 2019. 

Brasília (DF) -  O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu colocar o deputado Paulo Maluf (PP-SP) em prisão domiciliar. O parlamentar estava preso desde o dia 20 de dezembro na ala de idosos da Penitenciária da Papuda, em Brasília (DF), e foi levado a um hospital particular em Brasília (DF).

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


JInews