• Coluna de Maso Nyetto - 28 de março/2019

Coluna de Maso Nyetto - 28 de março/2019

28 Mar, 2019 09:23:58 - Colunistas

“Apesar dos avanços que a mulher conquistou com muita luta ao longo da história, ainda vivemos em uma sociedade extremamente desigual, machista, violenta e preconceituosa ”. Vereadora Edna Benedet da Silva (PC do B), sobre políticas públicas para as mulheres e a violência sofrida por elas em Içara (SC) que serão abordadas em reunião nesta quinta-feira (28/3), ás 18h, na Câmara Municipal. 

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara (SC)

oficializou sugestões ao Plano Diretor Participativa, nesta quarta-feira, dia 27 de março. As recomendações entregues para a comissão legislativa, responsável pela tramitação do projeto, foram elaboradas a partir da manifestação dos associados após a explanação do Poder Executivo na sede da entidade no último dia 20 de maço. 

Conforme o presidente da comissão temporária, vereador Antônio de Mello (MDB), todas as indicações serão avaliadas de forma técnica antes de serem levadas à audiência pública.

Ao todo, quatro pontos foram elencados para alteração, entre eles, o condicionamento da elevação do gabarito na Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) à consolidação de uma avenida com faixas duplas; criação da Área de Preservação Ambiental em Poço Oito apenas com a garantia do Plano de Manejo; exigência de no mínimo duas garagens por apartamento em novas edificações e aplicação do gabarito 1+8 em todo o perímetro do Centro de Içara (SC).

Conforme o presidente da CDL, Alexandre Brígido Fernandes, as sugestões contribuirão para o desenvolvimento da cidade sem gerar prejuízo ou inseguranças jurídicas para os moradores e as empresas. Além disso, as medidas também fomentarão a concentração urbana e permitirão que os serviços públicos sejam prestados com eficiência e tenham custo per capta cada vez menores. “Vamos continuar acompanhando o projeto até o final”, pontua.

O vereador André Jucoski 

esteve reunido com o engenheiro Robson Medeiros de Oliveira, no escritório Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), em Tubarão (SC), nesta quarta-feira (27/3), para tratar referente a saída da marginal da BR-101 Sul, na localidade de Poço Oito. “O DNIT autoriza o Deinfra ( Departamento Estadual de Infraestrutura) a realizar a obra em um local demarcado. Agora vamos conversar com Deinfra, para tentar a realização da obra”, comentou o vereador do PSDB.

Na oitava sessão ordinária

da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão (SC) debates calorosos tomaram conta da tribuna, no que se tratava da discussão em torno da primeira votação de dois projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo, referentes à gratificação de R$ 645 e auxílio aos médicos que fazem parte das equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família) do município. Depois de muito debate, foram aprovados os dois projetos (PE Nº 0010/2019 e PE Nº 0011/2019), por seis votos a dois, pois o vereador Jorge Amorim Costa (PSC) esteve ausente por motivos particulares.

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - Os interessados em ingressar, de forma temporária, no Governo de Criciúma (SC), devem ficar atentos. A Administração Municipal lançou  o edital n° 004/2019, que abre inscrições para o processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de 148 vagas temporárias em diversas áreas.

Florianópolis (SC) - O Ministério Público de Santa Catarina obteve medida liminar para determinar o bloqueio de bens até o valor de R$ 8,4 milhões do prefeito de Alfredo Wagner (SC), Naudir Antônio Schmitz (MDB), e de outros envolvidos em ato de improbidade administrativa. O prefeito abastecia os carros públicos em posto da irmã.

Brasília (DF) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou a senadores que pode deixar o governo caso não consiga aprovar a reforma da Previdência e outras “ideias que tem para o Brasil”, como a diminuição da dívida pública. A declaração de Guedes vem após a relação entre o Planalto e a Câmara dos Deputados, estremecer.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança