• Coluna de Maso Nyetto - 28 de agosto/2018

Coluna de Maso Nyetto - 28 de agosto/2018

28 Ago, 2018 09:02:36 - Colunistas

“Deixamos nossa marca na história de Içara como prefeito. Mais de 100 milhões de obras e ações em quatro anos . Viva a Humanização”. Gentil Dory Da Luz (MDB), ex-prefeito de Içara (SC) e ex-presidente da Executiva Municipal, sobre o legado de obras que deixou na cidade durante o mandato (2009/2012). Ele é o coordenador geral do PMDB na Região Carbonífera durante a campanha eleitoral de 2018.

O Movimento Pelo Voto Regional também terá a participação

da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara (SC) participará da campanha deflagrada pela Associação Empresarial (ACII) com a inclusão de mais cinco itens à pauta pelo desenvolvimento local. A adesão foi realizada  nesta segunda-feira (27).

Entre as prioridades dos comerciantes está a pavimentação na extensão da Avenida Procópio Lima e Manoel Gregório Pacheco entre Içara (SC) e Criciúma (SC); a revitalização da Praça da Matriz São Donato; a simplificação e desoneração tributária; construção de um Centro de Eventos; além de mais câmeras e equipamentos aos órgãos de segurança.

“São investimentos que visam facilitar a mobilidade, gerar mais atrativos para a cidade e certamente trarão uma movimentação econômica maior”, coloca o presidente da CDL, Alexandre Fernandes. “Precisamos de força política. Para termos representatividade devemos unir então esforços”, completa o presidente da ACII, Ramiro Cardoso.

Ao todo, três candidatos a deputado estadual e dois a federal já assinaram compromissos com Içara (SC), até agora, com a manutenção do Hospital São Donato e a implantação do Terminal Intermodal Sul; melhoria na sinalização do acesso de Içara na BR-101; construção da sede do Corpo de Bombeiros de Içara; além da instalação de hidrantes na Rodovia SC-445 e áreas industriais.

Além das pautas municipais, as entidades defendem o Movimento do Sul pelo Sul em apoio na implantação do Centro de Inovação da Região Carbonífera, a pavimentação total da BR-282 (Serra da Rocinha) e ainda ao Plano de Desenvolvimento Econômico Regional; estadualização do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina; Extinção das ADRs; diminuição do número de comissionados e utilização dos funcionários concursados de outros órgãos.

É pertinente a campanha Movimento Pelo Voto Regional e que a entidade dê continuidade nas eleições municipais de 2020. E também cobre dos eleitos o que foi firmado na pauta pelo desenvolvimento, que não é apenas um papel assinado e sim um documento de grande importância. Vamos ficar de olho vivo.

A atividade física
é um dos benefícios para quem utiliza esse meio de transporte diariamente. Contribuindo também com o meio ambiente, ajudando a manter a cidade limpa e com trânsito livre. Esse meio de transporte vem ganhando espaço no cotidiano das pessoas. E para incentivar o uso das bicicletas no município, os vereadores aprovaram indicações solicitando medidas para auxiliar o deslocamento dos ciclistas. A vereadora Edna Benedet da Silva sugeriu a instalação de bicicletários nas Praças da Juventude, Matriz São Donato, São Miguel e Feira da Agricultura Familiar. “São espaços exclusivos para os ciclistas deixarem suas bicicletas em segurança”, ressalta Edna.

Uma ciclovia (ou pista ciclável) é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovia, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:

Sem ciclofaixas será complicado incentivar a circulação de bicicletas.

Mais uma vez

a estudante Rita de Cássia, a Ritinha, moradora de Vila Nova, em Içara (SC), ficou sem o transporte escolar especial. Ritinha é cadeirante e reside longe da Escola Antônio Guglielmi Sobrinho. Depois de quase um ano sem transporte, em junho,  a Secretaria de Educação resolveu o problema. 

Agora o ônibus convencional quebrou e a Secretaria teve que utilizar o veículo especial para realizar o transporte deixando mais uma vez a aluna Ritinha sem o serviço.

Até o fechamento da edição não consegui contato com a secretária Gerusa Bolsoni.

Frase

“Ainda não escolhi ninguém como ministro. Mas eu tenho convicção de que ele é um homem de bem. Ele não é réu. A informação que eu tenho é de que ele não responde a inquérito nenhum. Não ofereci nada a ninguém. Mas ele tem minha confiança cega”. (Ciro Gomes, candidato à Presidência pelo PDT nas eleições 2018, que saiu em defesa do presidente do partido, Carlos Lupi, em entrevista ao Jornal Nacional, da Globo).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) promove, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Criciúma, uma palestra abordando as condutas vedadas no período eleitoral e as Fake News. O evento terá o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC,  advogado Pierre Vanderlinde.

Florianópolis (SC) - O governador Eduardo Moreira (MDB) entregou 129 viaturas para as polícias Militar e Civil de Santa Catarina.  Esta é a primeira entrega de três, que somarão 296 veículos, a se realizarem até o fim do ano. O investimento total será de R$ 20 milhões. Os municípios de Içara (SC) e de Balneário Rincão serão contemplados.

Criciúma (SC) - Vereador Marcos Meller assumiu o Legislativo em Criciúma (SC). Terceiro suplente do PSDB, ele é o edil mais jovem da atual legislatura. Ocupa o lugar de Roseli de Lucca, que segue na Secretaria de Educação. "Já tenho um cronograma preparado para marcar minha passagem pela Câmara e ajudar a população com fiscalização", conta.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
coopercocal