• Coluna de Maso Nyetto - 27 de setembro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 27 de setembro/2018

27 Set, 2018 08:56:23 - Colunistas

“Vamos concluir a UTI do São Donato e deixá-la pronta para funcionar. Também assegurar os recursos para a Casa Rosa e finalizar a transição do Santa Catarina para o Estado”. Secretário Estadual de Saúde, Acélio Casagrande, que deixa a pasta no final do ano, comentando sobre a fundação hospitalar e também sobre a Casa Rosa, ambas de Içara (SC)

O projeto de lei que cria o Vale das Melancias

na comunidade do Campo Mãe Luzia, em Içara (SC), foi aprovada em primeira votação pela Câmara Municipal, na sessão ordinária ocorrida na última segunda-feira (24/9). O projeto de autoria do vereador Alex Ferreira Michels (PSD), presidente do Legislativo, tem como propósito incentivar a produção das diversas variedades de melancias; promover eventos ligados aos fazeres culturais em torno da fruta, evidenciando sua tradição que fundamenta as manifestações socioculturais da comunidade; desenvolver o turismo rural; gerar emprego e renda às famílias rurais, especialmente àquelas integradas às pequenas propriedades da comunidade e utilizar o potencial turístico vinculado a tradicional Festa da Melancia. O Vale das Melancias abrangerá em cinco quilômetros da Rua Juvenal José Silvano, até o limite com Araranguá (SC).  “Buscando juntamente com a tradicional Festa da Melancia, fomentar o crescimento sustentável do turismo em torno dos mais variados tipos de melancias e produtos feitos a partir da fruta”, comentou Michels, lembrando que a comunidade vive quatro meses de intensa procura pela fruta.

A votação final do projeto ocorre na próxima segunda-feira (1°/10).


A proposta
que cria a Semana Municipal de Valorização da Família foi protocolada, através de projeto de lei pelo vereador Israel Rabelo (MDB), na secretária da Câmara Municipal.

O projeto conta com assinaturas de apoio de pastores, padres, professores, advogados e demais representantes da sociedade. 

Segundo o texto a intenção é incluir no calendário oficial do município, sendo na terceira semana do mês de outubro. 

“Com essa semana de encontro e de aproximação da família, escola e sociedade, certamente, fortalecerá esse vínculo tão importante, para a formação do ser humano, uma vez que, a família tem papel fundamental no desenvolvimento moral, religioso e intelectual de nossas crianças”.

Um link entre as propostas

na candidatura a Assembleia Legislativa  e a pauta empresarial de Içara foi estabelecido por Tati Teixeira (PPS), na Câmara de Dirigentes Lojistas, onde dialogou sobre os pleitos elaborados em conjunto com a Associação Empresarial de Içara (Acii). Até o momento, sete candidatos a deputado estadual, três a federal e um suplente ao Senado manifestaram apoio ao movimento multissetorial.

A direção dos Correios
esclarecem que não fazem propaganda político-partidária com a entrega de “santinhos”. Em época de eleições, a empresa oferece uma gama de serviços, como Mala Direta, Sedex e Carta-Resposta, para partidos e candidatos se comunicarem com o eleitor de forma personalizada, direta e interativa, independentemente da preferência político-ideológica. A resposta foi devido uma “denúncia” contra um candidato a deputado federal.

Segunda via do título de eleitor
pode ser solicitada até esta quinta-feira (27/9). Para isso, o pedido tem que ser protocolado no cartório eleitoral da zona em que a pessoa está inscrita. Esse prazo se encerra exatamente 10 dias antes do primeiro turno das eleições, que vai ocorrer no dia 7 de outubro.

É importante destacar que não é obrigatório apresentar o título no dia da votação, um documento de identificação com foto, também pode ser usado.

Últimas NOTÍCIAS

Içara (SC) - Duas novas cadeiras de rodas e duas cadeiras de banho vão contribuir na melhoria da rotina de atendimento no Hospital São Donato a partir desta quarta-feira (26/9. Os equipamentos de uso frequente, foram doados pela Fundação  Nova Vida, presidida pela primeira-dama de SC, Nicole Torret Moreira.

Florianópolis (SC) - Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina deram provimento aos embargos de declaração interpostos por Manoel Dias (PDT) e deferiram o registro ao cargo de deputado federal. O requerente apresentou termo de acordo feito em dezembro de 2017 e comprovante de quitação da dívida com a União.

Curitiba (PR) - Luiz FernandoWolf de Carvalho, proprietário da Triunfo Participações, responsável pela concessionária de pedágio Econorte, foi um dos presos na segunda fase da Operação Integração. Ele é primo de Rosângela Wolff, mulher do juiz federal Sergio Moro, que abriu mão do caso em junho.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE