• Coluna de Maso Nyetto - 27 de fevereiro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 27 de fevereiro/2018

27 Fev, 2018 09:57:57 - Colunistas

 “Ocorreu até o momento uma conversa informal com o vice-governador Eduardo Moreira. Se realmente surgir o convite, vou avaliar a proposta e se puder, vou contribuir com o Governo”. Vice-prefeito de Içara (SC), Sandro Giassi Serafin (MDB), sem cargo na Administração Municipal e pode fazer parte do Governo Estadual a convite do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB).

Vereador Antônio de Mello (MDB), Toninho,

disparou críticas ácidas contra o Governo Municipal durante o horário político na sessão desta segunda-feira (26/2). Ele criticou aquilo que julgou como lentidão e falta de vontade política para algumas ações, o uso dos vereadores para a aprovação de projetos de interesse do Executivo sem análise das comissões e atacou até o procurador Walterney Réus ao acusá-lo de atuar no setor em causa própria. “O nosso procurador (Walterney Réus) está mais preocupado com outros projetos onde ele ganha a sua sucumbência, o seu percentual”, disse, ao se referir a outras demandas que, segundo ele, ficam amarradas na procuradoria do município. “Penso que devemos nos preocupar muito com essas pequenas coisas que ficam amarradas pela inércia da Administração Pública. Por falta de vontade política em resolver”, comentou. Por fim, uma fala intrigante do legislador peemedebista fez referência à relação entre o Executivo e o Legislativo. Quando lamentou a ausência de vereadores na formação da comissão de regularização fundiária, ele citou que os vereadores servem apenas para aprovar as matérias de interesse do Executivo e sem discussão. “Eles mandam pra cá e aprova. Não precisa discutir”, comentou. (Fonte: Oiçara).

Toninho, que está em campanha desde o ano passado, lançou em 2018 a candidatura à presidente da Mesa Diretora da Câmara Legislativa Municipal.

Câmara dos Dirigentes Lojistas
(CDL) de Içara (SC) o Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão (Sindilojas) emitiram uma carta aos vereadores de Içara no dia 19 de fevereiro. O documento não cita nenhum projeto de lei em tramitação, mas aparece como uma antecipação indireta a possibilidade de aumento nos vencimentos dos assessores parlamentares.  

O comunicado foi lançado no mesmo dia (19/2) em que iniciou o calendário ordinário do Poder Legislativo. 

A eleição do Conselho Fiscal
da Cooperaliança será realizada em 10 de março e a disputa terá duas chapas.

A Chapa 1 manteve Jucemar Vargas, o Perninha (PMDB), de Balneário Rincão, e Eduardo Zacarias (PMDB), acrescentou Edileuza Prudêncio (PT) , Jucélia Cardoso e Natália Dagostim, ambas do PSD que acabou ficando com a vaga do PP, e André Jucoski, ex-vereador do PSDB. Já a Chapa 2 conta Claudionor Rafael (Biroska), Pedro Marques e Josimar da Silva. Os suplentes serão Luis Augustinho (Luís da Lavação), Sandro Motta e Júlio da Silva.

Segundo informações de pais de alunos

não sobra espaço dentro do ônibus que transporta pela manhã os estudantes das escolas Maria Barcelos Puzinski, Antônio Colonetti, Tranquilo Pissetti, Professora Salete Scotti dos Santos e Quintino Rizzieri. A solução para os alunos é fazer então o trajeto no corredor. O descumprimento do limite de passageiros acarreta a desigualdade, por exemplo, na disponibilidade de cintos de segurança. E isto significa uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro. “Muitas crianças vão em cima do motor”, indica um dos alunos.

Conforme a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni, medidas já estão previstas contra a superlotação. Ao longo da última semana a demanda foi reavaliada, inclusive, nos veículos terceirizados. “Se continuar com mesmo número de alunos, será aditivado um novo ônibus”, afirmou. Fonte Canal Içara.

Frase
“Fruto de uma longa luta, hoje as mulheres se empoderam cada vez mais. Nunca a humanidade necessitou tanto da participação e valorização da força feminina quanto nos dias de hoje. Precisamos estimular o engajamento das mulheres na vida política brasileira, por meio do aumento de candidaturas a cargos públicos”.  (Deputada estadual Dirce Heiderscheidt, presidente do MDB Mulher de Santa Catarina, sobre os 86 anos da conquista do feminino no Brasil).

Outras NOTÍCIAS

Içara (SC) -  Além da presidência do Democratas em Içara (SC), Giovanni Fellipe acumulará o comando estadual da ala jovem do partido. A transferência do cargo ocorreu com a renúncia de Rodrigo Quadros, atualmente, vice-presidente nacional do partido jovem do DEM.

Criciúma (SC) - A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma comunica, com imenso pesar, o falecimento do ex-presidente Aldo Bortolotto no último domingo (25). Aldo foi presidente da CDL entre os anos de 1986 e 1989, exercendo dois mandatos. A CDL  Criciúma lamenta a perda de uma figura importante.

Florianópolis (SC) - Como já era esperado, o PP lançou nesta segunda-feira (26/2), deputado Esperidião Amin como pré-candidato ao governo. Na reunião da Executiva Estadual, também foi confirmado o nome do deputado Silvio Dreveck na presidência estadual da legenda. Amin é o vice.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal