• Coluna de Maso Nyetto - 27 de abril/2017

Coluna de Maso Nyetto - 27 de abril/2017

27 Abr, 2017 09:48:38 - Colunistas

“Ou nós paramos o país para defender nossos direitos e nossa aposentadoria ou vamos trabalhar até morrer”. Edna Benedet da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara e  de Balneário Rincão (Sindserpi), caso as reformas previdenciárias e trabalhistas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

A proposta do Observatório Social 

foi apresentado para centenas de pessoas de vários seguimentos em Içara (SC), nesta quarta-feira (26/4), no Auditório São Donato, no Centro da cidade.

 Após a sensibilização da sociedade, o próximo passo agora será a eleição da diretoria para o registro da entidade. A composição acontecerá no dia 11 de maio. "Tivemos a presença de algumas das principais autoridades da cidade. Isso demonstra a credibilidade e a importância que já tem o projeto", aponta uma das integrantes da comissão de formalização, Aline Fernandes Marques.

"O Ministério Público não tem influência nenhuma no Observatório Social. São instituições independentes, mas parceiras. Há muito a ser feito e o MP vai estar de portas abertas", afirma o promotor Marcus Vinicius de Faria Ribeiro. Além dele, o evento contou com a palestra do coordenador das câmaras setoriais do Observatório Social de Criciúma (SC), Euclides Magri. "O Observatório Social vem para contribuir. Mas cada cidadão também é um agente observador e construtor da sociedade", comentou ao Canal Içara.

O quadro 

de Márcio Realdo Toretti (PMDB) foi fixado na Galeria dos Presidentes “Vereador Maurino Manoel dos Santos”, no Plenário da Câmara Municipal de Içara (SC), pelo atual presidente Alex Ferreira Michels (PSD). 

Toretti exerceu o cargo no período de 1°/janeir de 2015 a 31 de dezembro de 2016, sendo o 29º presidente do Legislativo.  
Nesta quinta-feira (27/4)
será realizada eleição na Associação de Radiodifusão Comunitária de Içara (SC) e a disputa conta com duas chapas.

A eleição na entidade mantenedora da Rádio Cidadania Digital (104,9 FM) acontecerá das 14h às 18h na sede da emissora, na Avenida Dilcio Esmael da Silva, no  Centro. 

A escolha caberá a 21 sócios fundadores (Sou um deles). Na Chapa 1, Albertino Armindo concorre a reeleição junto com Francisco Carlos dos Reis e José Clair Nietto. Na Chapa 2, a oposição é formada por Manoel Arlei da Silva, Severiano Antônio Valentim e Jairo Bitencourt.

Torço pela renovação na emissora comunitária e vitória da Chapa 2.

Rápidas
* Ex-vereador Osmar dos Santos (PP), o Marzinho do Pereira, tem usado as redes sociais para criticar os Governos Municipal, Estadual e Federal.

* A União das Associações Comunitárias de Içara vai reunir moradores para ouvir os problemas e conhecer propostas, em parceria com o Legislativo.

* A Câmara de Vereadores de Içara (SC) descartou, no momento da mudança no horário de funcionamento das sessões ordinárias, que continua às 19h.

* Em Santa Catarina, os 42.352 eleitores que não votaram e não justificaram ausência nas três últimas eleições tem até 2 de maio para efetuarem a regularização.

* Familiaresde Davi  Florêncio, de 3 anos, que morreu devido a um choque elétrico, no Condomínio Dona Ema, aguardam, ansiosos, o laudo da morte.

*  Gerência Regional de Saúde de Criciúma promoveu um seminário de capacitação para diagnóstico e tratamento da hepatite viral. Prevenir é a meta.

* É falsa a notícia que circula na internet/redes sociais de que os Correios estaria realizando processo seletivo para contratação de pessoas no país.

* O promotor de Justiça Alex Sandro Teixeira da Cruz, conversa sobre ética com alunos do terceirão da Satc, em Criciúma (SC), nesta quinta-feira (27).

* Governo de Angelina abre processo licitatório para contratação de professores. Quem apresentar proposta abaixo de R$ 1,2 mil será contratatado.

Frase
“Se ele vai fazer delação ou não, é uma decisão dele e a mim também não preocupa. Se o Palocci cometeu algum erro, só ele sabe”. (Lula Inácio da Silva (PT/SP), ex-presidente da República, sobre a delação de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda no Governo Lula e chefe da Casa Civil na gestão de Dilma Rousseff-PT/RS).

Outras NOTÍCIAS

Criciúma (SC) - As entidades hospitalares, associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), promovem nesta quinta-feira (27/4), na Associação Empresarial de Criciúma o Seminário Regional para debater temas de saúde.

Criciúma (SC) - Com o objetivo de não causar transtornos à população criciumense, o Conselho Administrativo da Betha Sistemas, em conjunto com a Procuradoria do município, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e a equipe administrativa. O sistema de gestão será regularizado, após o Governo realizar contratos emergenciais.

Curitiba (PR) -  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o depoimento ao juiz Sérgio Moro, marcado para o próximo dia 10 (quarta-feira), seja transmitido ao vivo. O pedido ainda não foi feito oficialmente. A intenção de Lula, segundo interlocutores, é evitar que haja “vazamento seletivo” de trechos do interrogatório.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE