• Coluna de Maso Nyetto - 26 de janeiro/2017

Coluna de Maso Nyetto - 26 de janeiro/2017

26 Jan, 2017 13:59:53 - Colunistas

"O aumento no número de vereadores exige uma reestruturação do Legislativo, assim como a adequação dos gastos, haja visto o momento econômico do país”. Advogado Marcelo Colonetti, diretor da Geral da Câmara Municipal de Içara (SC), que assumiu o cargo em 1/ de janeiro de 2017 a convite do presidente Alex Michels.

O Corpo de Bombeiros de Içara (SC)

conta com 27 militares. Isto significa a formação de guarnições com até quatro pessoas. No caso do uso do caminhão, a ambulância atualmente fica sem a possibilidade de trânsito. E o contrário também é verdadeiro no atendimento de Içara (SC), de Balneário Rincão (SC) e, no período noturno, em Morro da Fumaça (SC). “Mesmo se tivéssemos mais 20 miliares ainda não seria o suficiente devido as atividades administrativas e os projetos desenvolvidos”, afirma o comandante, tenente Samuel Ambroso. “Já requisitamos mais efetivo por todas as vias administrativas possíveis. Mas não há bombeiros para transferência, nem a perspectiva de a cidade receber novas turmas”, completa.


A situação será encaminhada ao Governo de Santa Catarina e também secretário de Estado da Segurança Pública através agora da sociedade organizada. O encaminhamento foi definido após a apresentação dos números na Câmara de Dirigentes Lojistas, nesta terça-feira (24/1). “Agora é um pedido oficial também das entidades”, coloca o vice-presidente da CDL, Paulo Roberto Brígido, ao Canal Içara.

Com colaboração

de Paulo Roberto Zanetta, registro uma foto antiga, não sei precisar a data, mas deve ser na época em que Paulo Afonso Vieira (PMDB) era governador de Santa Catarina, entre 1995 e 1999. No passeio de barco em Florianópolis (SC) estavam os vereadores Gentil da Luz (PMDB), Murialdo Gastaldon (PMDB), Antônio Zanette (PMDB), Tarcísio Lima (PRP) e Osvaldo Duarte (PMDB), em memória. Dos cinco apenas Murialdo tem cargo público, é prefeito reeleito em Içara (SC).

A Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful)
realiza assembleia geral ordinária na próxima sexta-feira (28/1), às 19h, na sede social da empresa. Já no sábado (29) acontecerá a eleição da nova diretoria, desta vez, em dois locais, das 8h30 às 16h. Além da Escola Princesa Isabel, em Morro da Fumaça (SC), os associados poderão votar na Escola Estadual Quintino Folhiarini Dajori, no Bairro Presidente Vargas, em Içara (SC). Para o pleito atual, 15.253 cooperados estão aptos a votar. A estimativa é que aproximadamente 6 mil consumidores de Içara (SC) irão as urnas.

A eleição geral da Cermoful este ano contará com a participação de três chapas, devidamente inscritas e homologadas. A Chapa 1 é liderada pelo atual presidente, Ricardo Bittencourt (conta com a coordenação de Arnaldo Lodetti Júnior). Pela Chapa 2 a candidatura à presidência é de Pedro Patrício, com apoio de Dalvânia Cardoso. Já a Chapa 3 terá a candidatura a presidente de Marcelo Pellegrin.

Em março acontece a eleição do conselho fiscal da Cooperaliança, em Içara (SC).

O Brasil (1)
em 2016 caiu três posições em relação a 2015 no ranking da percepção mundial da corrupção que será divulgado pela ONG Transparência Internacional. Em 79.º lugar, o País está entre os que mais perderam posições nos últimos cinco anos de ranking. O primeiro lugar fica com Nova Zelândia.

Para a ONG (2)
os casos de corrupção que vêm sendo revelados no Brasil – principalmente o investigado na Operação Lava Jato, tiveram influência na piora da percepção em relação ao País. Por outro lado, segundo a Transparência, já são reconhecidos no mundo os esforços do Brasil no combate à corrupção.

Frase
“Será importante, para o Brasil, que Lula seja candidato. O segundo golpe, depois do meu impeachment, é impedir que Lula seja candidato, pois as pesquisas mostram que ele estaria na dianteira e ganharia a eleição”. (Ex-presidente da República Dilma Rousseff).

Outras NOTÍCIAS

Morro da Fumaça (SC) -
 Os vereadores de Morro da Fumaça (SC) acompanharam o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro (PMDB) em vistorias por obras da cidade, entre elas a Rodovia SC-445 Olívio Cechinel, que liga o Município à BR 101, no Dia de Ação do Governo de Santa Catarina.

Urussanga (SC)
- Prefeito de Urussanga (SC), Gustavo Cancellier (PP) foca o trabalho no enxugamento da máquina pública. A expectativa é que em até quatro meses, seja gerada uma economia média de R$ 1 milhão. Cancellier vem sendo reconhecido neste início de mandato por estar trabalhando uma das maiores economias no início do governo.

Brasília (SC) - Em meio a um caos penitenciário no país, com rebeliões e massacres deflagrados pela guerra entre as facções criminosas Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital, sete integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciá-ria renunciaram por divergir com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.


TEXTO: MASO

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


coopercocal
Cooperaliança