• Coluna de Maso Nyetto - 25 de setembro/2018

Coluna de Maso Nyetto - 25 de setembro/2018

25 Set, 2018 08:59:37 - Colunistas

 “Abandonar um animal é crime. Maltratar também. A adoção desses animais é necessária. E isso deve ocorrer de forma responsável”. Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), Ivan Réus Viana, sobre os animais soltos no Centro da cidade.

Os primeiros resultados do Observatório Social do Brasil de Içara

á são perceptíveis. Dentre oito obras visitadas de maio até agosto, seis tiveram inconformidades encontradas. Em pelo menos uma delas, as correções já foram integralmente realizadas.

Além disso, a entidade acompanhou 61 licitações do Poder Público e efetuou um estudo sobre as despesas do Poder Legislativo. A apresentação do primeiro relatório ocorreu nesta quinta-feira, dia 20. “O trabalho apenas começou. Em quatro meses de trabalho obtivemos resultados muito positivos. Mas sabemos que temos muitos desafios pela frente e contamos com a participação da comunidade para a observação social. A demanda só tende a crescer. A necessidade de voluntários também. Estamos abertos a novos participantes, apartidários, que tenham interesse em contribuir”, afirma o presidente José Renato Brígido.

Por meio da união de esforços o OSBI conseguiu, por exemplo, consultas a preços mais acessíveis, reduzindo, assim, a fila na rede pública para os associados de uma das entidades mantenedoras, a Câmara de Dirigentes Lojistas. E ainda para este ano, vai realizar o acompanhamento da qualidade da merenda na rede estadual. O projeto em parceria com a Controladoria Geral da União ocorrerá com o primeiro e segundo ano do Ensino Médio..

Rápidas
* Para o pleito deste ano, a Justiça Eleitoral disponibilizou seis aplicativos para que o eleitor exercite o direito ao voto com praticidade e segurança. Todos os aplicativos podem ser baixados em smartphones ou tablets, nas lojas Google Play e Apple Store.

* Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório onde está cadastrado. O documento não é o único aceito no pleito de outubro e o eleitor pode se apresentar com outros, desde que seja oficial com foto.

* Alunos da Escola Antônio Guglielmi Sobrinho, do Bairro Vila Nova, estiveram  visitando o Paço Municipal Ângelo Lodetti. Na oportunidade, eles conheceram um pouco das instalações do prédio do Poder Executivo.

* O Governo de Içara antecipou mais uma parcela do pagamento do 13º salário (incremento de R$ 800 mil na economia içarense). Metade do valor do 13º já foi repassado aos trabalhadores - 30% em julho e 20% na última sexta-feira (21/9).

*A partir de sábado (22), nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. Prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), a regra impede a prisão nos 15 dias que antecedem o primeiro turno das eleições.

* O prefeito de Balneário Rincão (SC), Jairo Celoy Custódio (SC) recebeu as presidentes dos Clubes de Mães e da Terceira Idade. A reunião serviu para uma avaliação das atividades que vem sendo realizadas e planejamento do calendário até o fim do ano

* *Profissionais que atuam nas escolas municipais de Içara (SC) realizaram o sexto encontro de Formação Continuada. Os colaboradores envolvidos na educação discutiram temas que vão ajudar no desenvolvimento dos trabalhos realizados em classe.

* O horário de verão de 2018 começará em 4 de novembro, e não no meio de outubro, como ocorreram nos anos anteriores. Assim, no primeiro domingo após o segundo turno das eleições, o brasileiro deverá adiantar seus relógios em uma hora.

*As obras de conurbação entre Içara (SC) e Criciúma (SC) pela Rua Donna Agrippina Francioni Freitas e Linha Três Ribeirões serão retomadas. A informação é do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior.

* Um link entre as propostas na candidatura a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a pauta empresarial de Içara foi estabelecido por Tati Teixeira (PPS) nesta segunda-feira (24/9),  na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

* A apresentação do ambiente inovador foi promovida pela Associação Empresarial de Içara (Acii) junto com o debate sobre o tema. Afinal, este é o modelo atual, o de colaboração, segundo o diretor da incubadora Insite, Valmor Rabelo.

Frase
“Não é apenas o senador que sofreu prejuízo moral e até material, porque teve que contratar advogados, mas a própria imagem do Senado perante a população, na medida em que, na época da denúncia, no decorrer da ação penal, era presidente do Senado e, mais que isso, do Congresso Nacional”,”. (Ricardo Lewandowski, ministro da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, sobre a absolvição do senador e candidato à reeleição Renan Calheiros/MDB/AL da acusação de peculato.). 

Outras NOTÍCIAS

Florianópolis (SC) - O procurador da República Felipe D'Elia Camargo, do Ministério Público Federal em Joaçaba (SC), será o novo integrante da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR). O nome do procurador catarinense, de 34 anos, criado desde os dois anos em Florianópolis (SC), foi sugerido pelo também procurador da República, Diogo Castor de Mattos, e aceito pelos  12 outros integrantes.

Florianópolis (SC) - Será assinado, na próxima quarta-feira (26/9), um convênio entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e a Secretaria de Estado da Educação, visando divulgar campanhas para incentivar a participação de jovens no processo democrático. Esse convênio tem como objetivo a cooperação entre os órgãos para divulgações de campanhas institucionais produzidas pelo Tribunal Eleitoral catarinense para jovens eleitores. 

Brasília (DF) - O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, foi condenado a 7 anos, 6 meses e 29 dias de reclusão em regime inicial fechado e pagamento de multa por decisão da 7ª Vara Criminal de Brasília (DF). Arruda foi condenado pelos crimes de falsidade ideológica e corrupção de testemunha pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado  do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
coopercocal